SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

ATIVIDADE: Reconhecendo elementos da natureza
TEMA: Ações para cuidar da natureza
Séries sugeridas: 1ª a 3ª séries do Ensino Fundamental (do ciclo de 9 anos)
Número de alunos: até 30 alunos
1) Resumo:
Esta atividade relaciona elementos do cotidiano com atitudes que contribuem
para cuidar da natureza, causando identificação dos alunos com a natureza e com
sua conservação. Os alunos irão reconhecer em imagens apresentadas pelo
professor produtos e serviços (como ar puro, água, lazer) obtidos da natureza.
Após assistirem o vídeo com sugestões de boas práticas ambientais, os alunos
irão desenhar as atitudes que podem realizar em seu dia-a-dia.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde, Artes
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Animação boas práticas ambientais
4) Materiais necessários:
• Papel para desenho
• Lápis preto, lápis de cor, giz de cera ou outros materiais para desenho
• Cartelas representando situações cotidianas
• Televisão e aparelho de DVD
Preparação dos materiais:
• Cartelas representando situações cotidianas: as cartelas serão utilizadas
para que os alunos possam visualizar imagens de situações cotidianas e
reconhecer nelas elementos da natureza (exemplos: um supermercado, o
transporte urbano, o jardim de uma casa, um parque urbano, um banheiro
residencial). A montagem das cartelas pode ser feita com recortes de revistas
e jornais, colados em papel cartão ou cartolina. As imagens não podem ser
muito pequenas, para que o educador mostre-as para a turma toda.
5) Objetivos:
• Propiciar o reconhecimento de elementos da natureza no dia-a-dia dos
alunos
• Estimular a percepção da importância da natureza
• Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza
6) Procedimento:
Converse com os alunos sobre a presença de elementos da natureza em nosso
dia-a-dia e como nos relacionamos com eles a todo momento. Mostre uma
primeira cartela para a turma e peça para que reconheçam na imagem elementos
que vem da natureza. Em um supermercado, por exemplo, é possível identificar
vários alimentos diretamente extraídos da natureza, como frutas e legumes.
Outros elementos têm uma relação mais indireta, como as embalagens, que são
feitas de papel, cuja matéria-prima são as árvores. Mostre também imagens de
áreas naturais ainda preservadas e questione quais são os sentimentos que estas
imagens geram. Estimule os alunos a reconhecerem os elementos nas cartelas e
perceberem as relações com a natureza.
Após a conversa sobre todas as cartelas, questione se a natureza é importante
em suas vidas. Com a resposta afirmativa, lance outra pergunta: o que podemos
fazer para cuidar da natureza? Escute as respostas das crianças, estimulando-as
a explicarem a relação que estabeleceram entre suas ações e o cuidado com a
natureza (por exemplo: se algum aluno falar que é preciso acabar com o
desmatamento, o educador questiona para que são cortadas tantas árvores, de
onde vem o papel, do que são feitas as carteiras da escola, relacionando a ação
com algo do cotidiano do aluno).
Após algumas idéias sugeridas pela turma, informe que assistirão um rápido
vídeo, que mostra algumas atitudes que contribuem para cuidar da natureza e
que, após o vídeo, eles irão desenhar as principais atitudes que podem fazer em
seu próprio dia-a-dia.
O fechamento deve destacar que todos podem contribuir para cuidar da natureza.
Os desenhos podem ser expostos na sala, ou algum outro ambiente da escola,
com um título definido pela própria turma.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental. Seu
uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.

0 comentários:

Postar um comentário



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]