SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

ATIVIDADE: Que animal sou eu?
TEMA: Fauna brasileira
Séries sugeridas: 1ª a 3ª séries do Ensino Fundamental (ciclo de 9 anos)
Número de alunos: não há número máximo para esta atividade
1) Resumo:
Nesta atividade os alunos irão conhecer alguns animais da fauna brasileira, por
meio de uma atividade de adivinhação, com perguntas sobre suas características,
ambiente onde moram, etc. No fechamento será destacada a importância de se
cuidar dos animais e de toda a natureza, com a exibição da animação sobre boas
práticas ambientais.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Animação boas práticas ambientais
4) Materiais necessários:
· Crachás com fotos e nomes dos animais
· Lista de perguntas
• Televisão e aparelho de DVD
Preparação dos materiais:
• Crachás com fotos e nomes dos animais: A montagem dos crachás
pode ser feita com recortes de revistas e jornais (fotos de diferentes animais
da fauna brasileira), colados em papel cartão ou cartolina. As imagens não
podem ser muito pequenas, para que toda a turma visualize ao mesmo
tempo. Amarre um barbante na cartolina para montar o crachá. Cada crachá
deverá conter a foto e o nome popular de um animal.
• Lista de perguntas: em uma cartolina grande escreva as seguintes
perguntas, com letra de forma, legível para os alunos:
1. Moro na água 6. Tenho nadadeiras? 11. Tenho boca grande?
2. Moro na terra? 7. Tenho patas? Quantas? 12. Tenho dentes afiados
3. Consigo voar? 8. Tenho pêlos? 13. Tenho bico?
4. Dou pulos? 9. Tenho penas? 14. Tenho rabo?
5. Ando me arrastando? 10. Tenho escamas? 15. Tenho corpo escorregadio?
5) Objetivos:
• Possibilitar o reconhecimento de animais da fauna brasileira
• Propiciar o trabalho em equipe, despertando a importância de ações
individuais para resultados coletivos
• Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza
6) Procedimento:
Peça aos alunos para que sentem no chão, todos olhando para a mesma direção.
Escolha dois alunos que ficarão em pé, de costas para o restante da turma, cada
um com um crachá em suas costas (com a foto e nome de um animal). Estes
alunos deverão descobrir qual é este animal e, para isso, deverão fazer perguntas
aos demais colegas que estão vendo a foto. Para auxiliá-los com as perguntas,
pode-se inicialmente deixá-los usar a lista de perguntas já preparada, para que
depois possam formular as suas próprias. É importante lembrar aos demais
alunos que as respostas devem ser “sim” ou “não”, para não facilitar o desafio.
Quando o aluno descobrir o animal, pergunte para todos que outras informações
sabem sobre ele (qual a classe do animal – se é inseto, peixe, anfíbio, réptil, ave,
mamífero - quais seus “parentes” mais próximos, etc.). Escolha outros alunos
para reiniciar a dinâmica.
Repita a atividade quantas vezes considerar interessante, levando em conta a
participação dos alunos, a dinâmica da aula e a quantidade de informações
compartilhadas.
Para o fechamento, reúna os crachás com os animais que foram utilizados na
atividade e pergunte aos alunos como podemos ajudar a cuidar destes e de
outros animais da natureza. Finalize com a exibição da animação sobre boas
práticas ambientais.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.

0 comentários:

Postar um comentário



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]