SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

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ATIVIDADE: Cadeia da contaminação
TEMA: Impactos de agrotóxicos na cadeia alimentar
Séries sugeridas: 6ª a 7ª séries do Ensino Fundamental (ciclo de 9 anos)
Número de alunos: de 12 a 23 alunos
1) Resumo:
Esta atividade consiste em uma dinâmica, na qual os alunos representam animais
de uma cadeia alimentar, para representar o processo de contaminação por
agrotóxicos. Uma discussão sobre a dinâmica realizada permitirá a compreensão
de como os agrotóxicos se acumulam por meio da alimentação e os impactos na
natureza. No fechamento será destacada a importância de cada um contribuir
para a manutenção do equilíbrio na natureza, com ações cotidianas exibidas na
animação sobre boas práticas ambientais.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Animação boas práticas ambientais
4) Materiais necessários:
· 150 canudinhos brancos
· 50 canudinhos coloridos
· 1 etiqueta de identificação por aluno, escrita ou ilustrada, com os nomes
gavião, sapo e gafanhoto (ver proporção abaixo)
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
· Possibilitar o conhecimento do processo de contaminação de cadeias
alimentares por agrotóxicos
· Estimular a reflexão sobre as conseqüências para a natureza da presença
de agrotóxicos no meio ambiente
• Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza
6) Procedimento:
Distribua entre os alunos etiquetas com os nomes gavião, sapo e gafanhoto,
seguindo a seguinte proporção: o número de gaviões deve ser aproximadamente
1/4 do número de sapos, que por sua vez deve ser 1/3 do número de gafanhotos.
Nº de alunos gaviões sapos gafanhotos
12 1 3 8
23 2 6 16
Entregue a cada gafanhoto um saco plástico, que simulará seu “estômago”.
Depois, peça para os alunos fecharem os olhos, enquanto espalha o alimento pelo
chão. Os alimentos dos gafanhotos serão representados pelos canudinhos,
sendo que os coloridos representam alimentos contaminados por agrotóxicos e os
brancos representam alimentos não contaminados. Ainda não forneça
informações aos alunos sobre o significado das cores dos canudinhos.
Oriente os alunos sobre a área em que será realizada a atividade (local onde
foram espalhados os canudinhos), definindo limites. Oriente os gafanhotos a
procurarem e coletarem o alimento, em apenas 15 segundos, enquanto os sapos
e gaviões observam o movimento. Após este tempo, libere os sapos para
caçarem os gafanhotos, tendo 15 segundos para a caçada. O gafanhoto morre
quando é tocado pelo sapo e deve entregar seu “estômago” a seu predador e sair
do campo de caça (área delimitada para a atividade). Então, diga aos gaviões que
terão 15 segundos para caçar os sapos que, quando caçados, também devem
entregar seus “estômagos” para o gavião predador e sair do campo de caça.
Durante todo o tempo, os gafanhotos não caçados continuam procurando
alimento e os sapos não caçados continuam procurando gafanhotos.
Ao final do tempo estipulado, peça para que os alunos retornem ao centro do
local da atividade trazendo os sacos com alimento. Peça para que os alunos que
representam animais “sobreviventes” esvaziem seus estômagos, contando e
registrando o número de canudinhos brancos e coloridos que obtiveram.
Reúne os alunos em círculo e pergunte por que o gavião tem mais comida do que
os outros (está no topo da cadeia alimentar). Informe aos alunos que há
pesticidas espalhados no ambiente (representados pelos canudinhos coloridos),
colocados por agricultores para evitar que pragas ataquem os grãos cultivados.
Explique que tais agrotóxicos são prejudiciais e se acumulam na cadeia alimentar,
permanecendo no ambiente por longo período de tempo. Todos os gafanhotos
que comeram pesticidas (canudinhos coloridos) e que não foram predados por
sapos acabariam morrendo, pois apenas uma pequena quantidade de agrotóxico
é suficiente para matá-los. Os sapos que sobreviveram aos gaviões estarão
mortos se tiverem a metade ou mais canudos coloridos do que brancos em seus
“estômagos”. Os gaviões que ingeriram agrotóxicos não morrerão agora, mas o
seu acúmulo no organismo poderá causar males a médio e longo prazo, afetando
a sua reprodução.
Após discutir com os alunos os impactos dos agrotóxicos na cadeia alimentar e a
forma como a contaminação aconteceu, destaque que além de dar preferência à
compra de alimentos sem agrotóxicos para ajudar a cuidar da natureza, cada
pessoa pode realizar diversas ações em seu dia-a-dia. Exiba para a turma o DVD
com a animação sobre boas práticas ambientais e converse com os alunos como
as ações representadas no vídeo podem ajudar a cuidar da natureza.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.

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