SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

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ATIVIDADE: Teia da vida
TEMA: Relações da natureza - cadeia alimentar
Séries sugeridas: 6ª a 7ª séries do Ensino Fundamental (ciclo de 9 anos)
Número de alunos: de 10 a 23 alunos
1) Resumo:
Nesta atividade será possível montar, de forma lúdica e dinâmica, uma cadeia
alimentar com alguns seres da natureza, esclarecendo os conceitos que definem o
papel de cada elemento na cadeia alimentar. Após formada a cadeia alimentar,
com cada aluno representando um elemento e sua conexão sendo representada
por um rolo de barbante, será questionado o papel de cada ser para a
manutenção do equilíbrio na natureza. No fechamento será destacada a
importância de cada um também contribuir para a manutenção do equilíbrio na
natureza, com ações cotidianas exibidas na animação sobre boas práticas
ambientais.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Animação boas práticas ambientais
4) Materiais necessários:
· 23 crachás numerados contendo foto e nome de diferentes elementos de
um ecossistema (conforme sugestão no final da atividade)
· Rolo de barbante
• Televisão e aparelho de DVD
Preparação dos materiais:
• crachás numerados: para esta atividade foram selecionados 23 elementos
encontrados na Floresta com Araucária (formação que ocorre no bioma Mata
Atlântica), mas outros exemplos de seres vivos podem ser escolhidos para a
atividade, desde que seja mantida a relação de dependência entre eles (o
primeiro elemento serve de alimento para o seguinte ou é responsável pela
disponibilização de elementos fundamentais no ambiente, como os fungos e
bactérias fazem para as plantas). Para facilitar o preparo da dinâmica é
interessante numerar os crachás, conforme o modelo a seguir:
sementes silvestres (1)  rato-do-campo (2)  jararaca (3)  carcará (4) 
cogumelos (5)  pinhão da araucária (6)  cutia (7)  cachorro-vinagre (8) 
bactérias (9)  pitanga (10)  sabiá-laranjeira (11)  cogumelos (12)  flor do
jerivá (13)  abelha (14)  sapo (15)  cachorro-do-mato (16)  orelha-depau
(17)  araçá (18)  bugio (19)  cogumelos (20)  pinhão da araucária
(21)  orelha-de-pau (22)  flor do ipê-amarelo (23)
Caso haja um número menor de alunos, deve-se utilizar o mesmo número de
crachás, descartando os últimos desta seqüência. Se o número de alunos for
maior que 23, pode-se dividir a turma em dois grupos, ou até mesmo acrescentar
mais elementos, continuando a seqüência proposta.
Importante: ao acrescentar elementos na atividade, é necessário que o número
de produtores seja maior que o de consumidores primários, que por sua vez,
deve ser maior que o de consumidores secundários e assim por diante. O número
de decompositores dependerá do número de “cadeias alimentares” criadas (para
esta atividade, considera-se uma “cadeia alimentar” uma seqüência iniciada por
um produtor e finalizada por um decompositor, por exemplo do número 1 ao 5).
5) Objetivos:
• Propiciar o entendimento sobre cadeias alimentares na natureza e a
relação de interdependência dos seres vivos
• Estimular a percepção da importância da natureza e da manutenção de
seu equilíbrio
• Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza
6) Procedimento:
Conte o número de alunos e separe para a atividade um número equivalente de
crachás (ex: para 20 alunos utiliza-se os crachás de numeração 1 a 20, retirandose
os crachás 21, 22 e 23). Organize as crianças em círculo e distribua os crachás
aleatoriamente, um para cada criança. Antes de iniciar a atividade, explique que
todos os elementos ali representados (animais, plantas, fungos e bactérias)
fazem parte de um ecossistema (neste caso, a Floresta com Araucária).
Questione, em seguida, quais destes elementos poderiam ser base de uma cadeia
alimentar (produtor), por produzirem seu próprio alimento. Entregue o rolo de
barbante para um dos alunos cujo crachá contenha um produtor. Este aluno
deverá segurar a ponta do barbante e jogar o rolo para outro aluno, escolhido por
todos, cujo crachá contenha um animal que se alimente do produtor inicialmente
escolhido. O rolo de barbante continua sendo passado de aluno para aluno
seguindo a mesma lógica.
Quando o barbante chega a um topo de cadeia, ou seja, um animal que não
tenha predador, este “servirá de alimento” para um decompositor (fungos ou
bactérias) que, por sua vez, disponibilizará no solo nutrientes importantes para o
crescimento de um produtor, iniciando-se uma nova cadeia alimentar (ex: Pinhão
da Araucária  Cutia  Cachorro-vinagre  Bactérias  Pitanga...). Após todos
os elementos estarem participando da teia alimentar, comente sobre o equilíbrio
desse ecossistema e então suponha que o homem está levando algum destes
elementos à extinção. O elemento selecionado deverá soltar o barbante, que
representará um abalo na estrutura da cadeia. Os elementos diretamente ligados
a este também soltarão o barbante, causando um efeito dominó que atingirá toda
a cadeia.
Auxilie os alunos a perceberem que cada um dos elementos tem seu papel na
manutenção do equilíbrio na natureza. Qualquer alteração provocada no ambiente
afeta a sobrevivência de várias espécies.
Conclua a atividade destacando que, para que este equilíbrio seja mantido na
natureza, é também fundamental que cada um faça sua parte, com ações em seu
dia-a-dia. Exiba para a turma o DVD com a animação sobre boas práticas
ambientais e converse com os alunos como as ações representadas no vídeo
podem ajudar a cuidar da natureza.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.

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