ATIVIDADE: Entendendo as mudanças climáticas
TEMA: Mudanças climáticas
Séries sugeridas: Ensino Médio
Número de alunos: 40 alunos
1) Resumo:
Esta atividade possibilitará a compreensão de conceitos relacionados às Mudanças
Climáticas. A turma de alunos, divida em grupos, deverá selecionar conceitos
importantes do vídeo sobre Mudanças Climáticas e elaborar cartazes esclarecendo
estes conceitos. Ao final, os cartazes serão expostos para outras turmas da
escola.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Biologia, Português
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Vídeo Mudanças Climáticas
4) Materiais necessários:
· Materiais de referência sobre Mudanças Climáticas (revistas, jornais,
informações de sites na Internet, livros) disponíveis na própria escola
· Dicionário
· Cartolina
· Canetinhas, giz de cera, cola e outros materiais para montagem de
cartazes
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
· Possibilitar a compreensão de conceitos relacionados às Mudanças
Climáticas
· Estimular a pesquisa de conceitos novos e formas de ensinar a outras
pessoas seus significados
· Estimular adoção de boas práticas para minimizar os impactos das
Mudanças Climáticas
6) Procedimento:
Divida a turma em grupos, cada um com no máximo 5 alunos. Informe aos
alunos que assistirão um vídeo sobre Mudanças Climáticas e que devem anotar
termos que representem conceitos importantes (ex: efeito estufa, queima de
combustíveis fósseis, aquecimento global, IPCC, mudança na distribuição
geográfica de espécies, etc.). Após exibir o vídeo, elabore com os alunos uma
lista única contendo os termos anotados por todos e então separe no mínimo 2
conceitos por grupo. Cada grupo ficará responsável por pesquisar mais
informações sobre seus conceitos, consultando o próprio vídeo e outros materiais
de referência que a escola possua. É possível ainda solicitar que os grupos
pesquisem mais informações em casa, para conclusão da atividade em uma aula
seguinte.
Cada grupo deverá montar um cartaz didático esclarecendo o significado dos
conceitos que pesquisou. O cartaz deverá ter linguagem simples e acessível para
compreensão por turmas de outras séries, como as do ensino fundamental.
Com os cartazes finalizados, cada grupo deverá apresentar seu cartaz para toda a
turma, esclarecendo os conceitos. Ao final das apresentações, a turma deverá
definir uma ordem de organização dos cartazes e incluir informações adicionais
que permitam a compreensão do conjunto de cartazes (relação entre eles).
Deverá também elaborar um cartaz final com dicas do que cada um pode fazer
para ajudar a minimizar os impactos das mudanças climáticas, para mobilizar
outros alunos da escola a também fazerem sua parte.
Defina com a coordenação da escola um local apropriado para colagem dos
cartazes e, se possível, organize os alunos para que circulem pelas outras turmas
da escola informando que os cartazes poderão ser vistos durante o período
determinado para a mostra.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.
Séries sugeridas: Ensino Médio
Número de alunos: 40 alunos
1) Resumo:
Esta atividade possibilitará a compreensão de conceitos relacionados às Mudanças
Climáticas. A turma de alunos, divida em grupos, deverá selecionar conceitos
importantes do vídeo sobre Mudanças Climáticas e elaborar cartazes esclarecendo
estes conceitos. Ao final, os cartazes serão expostos para outras turmas da
escola.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Biologia, Português
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Vídeo Mudanças Climáticas
4) Materiais necessários:
· Materiais de referência sobre Mudanças Climáticas (revistas, jornais,
informações de sites na Internet, livros) disponíveis na própria escola
· Dicionário
· Cartolina
· Canetinhas, giz de cera, cola e outros materiais para montagem de
cartazes
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
· Possibilitar a compreensão de conceitos relacionados às Mudanças
Climáticas
· Estimular a pesquisa de conceitos novos e formas de ensinar a outras
pessoas seus significados
· Estimular adoção de boas práticas para minimizar os impactos das
Mudanças Climáticas
6) Procedimento:
Divida a turma em grupos, cada um com no máximo 5 alunos. Informe aos
alunos que assistirão um vídeo sobre Mudanças Climáticas e que devem anotar
termos que representem conceitos importantes (ex: efeito estufa, queima de
combustíveis fósseis, aquecimento global, IPCC, mudança na distribuição
geográfica de espécies, etc.). Após exibir o vídeo, elabore com os alunos uma
lista única contendo os termos anotados por todos e então separe no mínimo 2
conceitos por grupo. Cada grupo ficará responsável por pesquisar mais
informações sobre seus conceitos, consultando o próprio vídeo e outros materiais
de referência que a escola possua. É possível ainda solicitar que os grupos
pesquisem mais informações em casa, para conclusão da atividade em uma aula
seguinte.
Cada grupo deverá montar um cartaz didático esclarecendo o significado dos
conceitos que pesquisou. O cartaz deverá ter linguagem simples e acessível para
compreensão por turmas de outras séries, como as do ensino fundamental.
Com os cartazes finalizados, cada grupo deverá apresentar seu cartaz para toda a
turma, esclarecendo os conceitos. Ao final das apresentações, a turma deverá
definir uma ordem de organização dos cartazes e incluir informações adicionais
que permitam a compreensão do conjunto de cartazes (relação entre eles).
Deverá também elaborar um cartaz final com dicas do que cada um pode fazer
para ajudar a minimizar os impactos das mudanças climáticas, para mobilizar
outros alunos da escola a também fazerem sua parte.
Defina com a coordenação da escola um local apropriado para colagem dos
cartazes e, se possível, organize os alunos para que circulem pelas outras turmas
da escola informando que os cartazes poderão ser vistos durante o período
determinado para a mostra.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.
Postar um comentário