SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

ATIVIDADE: Propriedade na margem do rio
TEMA: Ações para cuidar da natureza
Séries sugeridas: 8ª a 9ª séries do Ensino Fundamental (ciclo de 9 anos)
Número de alunos: não há número máximo para esta atividade
1) Resumo:
Nesta atividade cada aluno deverá imaginar como seria ter uma propriedade na
margem de um rio e como utilizaria esta propriedade, desenhando suas
construções na área definida. Ao longo da atividade os alunos descobrirão que a
nascente do rio que passa por sua propriedade foi poluída por uma fábrica. A
turma deverá definir soluções para o problema. No fechamento será destacada a
importância de cada um realizar ações cotidianas para cuidar da natureza, como
os exemplos da animação sobre boas práticas ambientais.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde, Artes
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Animação boas práticas ambientais
4) Materiais necessários:
• Lápis preto, lápis de cor, giz de cera ou outros materiais para desenho
· Uma folha de papel para cada aluno (uma margem de rio deve ser
previamente desenhada preenchendo uma das laterais da folha);
· Uma folha de papel que representará a nascente do rio, previamente
desenhada no meio do papel. Nas margens da nascente também deve
estar desenhada uma fábrica poluindo o ar, a terra e o próprio rio. No
outro lado da folha deve estar desenhada a mesma nascente, porém
protegida por uma floresta conservada.
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
· Estimular a reflexão sobre as causas e conseqüências da degradação
ambiental, possibilitando a busca de soluções
· Destacar a importância de se ter um ambiente natural protegido para a
conservação das espécies da fauna e da flora, para a manutenção dos
processos naturais e equilíbrio do Planeta
• Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza
6) Procedimento:
Distribua para cada aluno uma folha de papel com a margem do rio
previamente desenhada. Explique que estas folhas simbolizam uma
propriedade que eles herdaram de algum familiar. Os limites da propriedade
serão os limites da folha, sendo que um deles será a margem de um rio. Os
alunos deverão, então, imaginar que irão construir a sua própria casa no local e
desenhar com giz de cera como seria a sua propriedade. Lembre os alunos da
importância da mata ciliar, e peça para que eles evitem “construir’”suas casas
próximas ao rio. Após aproximadamente 5 minutos, reúna os alunos em uma
roda no chão e comece a juntar as folhas em pares formando o curso do rio.
Em seguida, informe os alunos que o terreno onde está a nascente do rio foi
comprado por uma fábrica, colocando então o desenho da fábrica no início do rio.
Por não possuir nenhuma preocupação ambiental, esta empresa decidiu construir
uma fábrica em uma área que deveria ser protegida, cortou a maioria das árvores
do local para utilizar como matéria-prima e não se preocupou em tratar seus
resíduos e efluentes, despejando tudo no rio, pois isto iria diminuir o lucro da
empresa. Apresentando esta situação, tente perceber a reação dos alunos ao
verem que o rio que passa ao lado de sua propriedade está agora totalmente
poluído e que a vegetação foi removida por causa das ações de uma empresa.
A partir desta situação apresentada, proponha uma discussão, orientada pelas
seguintes perguntas:
· O que vocês acham da construção da fábrica próxima ao rio?
· Que impactos ambientais a fábrica estará causando na natureza?
· O que a fábrica poderia fazer de forma diferente para não causar estes
impactos ambientais?
Após estas perguntas, inicie uma segunda discussão: a solução do problema.
Peça para a turma sugestões de como cessar a poluição e o desmatamento
causados pela fábrica. Conforme as idéias vão surgindo, direcione a discussão
para uma solução pacífica, mas eficaz. Pode-se sugerir mobilizações da
sociedade, consumo consciente e ações em grupo.
Destaque que este tipo de problema acontece em vários lugares no Brasil e, além
do caso discutido, existem outras causas da degradação ambiental, como por
exemplo: queimadas, plantações que usam agrotóxicos e/ou devastam a
vegetação próxima a rios e nascentes, empresas madeireiras que exploram áreas
sem autorização, imobiliárias que aterram manguezais para vender novos
terrenos, hotéis construídos próximos a rios, lagos e praias, etc.
Além das soluções propostas pelo grupo para o caso desta e de outras empresas,
lembre a todos que cada um deve fazer sua parte para ajudar a cuidar da
natureza. Conclua a atividade com a exibição da animação sobre boas práticas
ambientais, questionando os alunos como as ações representadas no vídeo
podem ajudar a cuidar da natureza.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.

0 comentários:

Postar um comentário



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]