SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

ATIVIDADE: Eu ajudo a cuidar da natureza
TEMA: Ações para cuidar da natureza
Séries sugeridas: 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (do ciclo de 9 anos)
Número de alunos: não há número máximo para esta atividade
1) Resumo:
Esta atividade inicia com uma pesquisa individual feita pelos alunos em casa,
para listarem ações que ajudam a cuidar da natureza. Para o relato da pesquisa
será realizado o jogo de bingo. Durante o jogo, os alunos irão expor os resultados
de sua pesquisa e analisar como as ações registradas efetivamente contribuem
para cuidar da natureza. A conclusão será feita com a exibição de DVD da
Semana O Boticário de Educação Ambiental.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Animação boas práticas ambientais
4) Materiais necessários:
• Cartelas para bingo
• Peças para sorteio do bingo e um recipiente para colocá-las
• Marcadores para bingo (3 por aluno: cada um utiliza itens que possui,
como borracha, apontador, giz de cera)
• Televisão e aparelho de DVD
Preparação dos materiais:
• Cartelas para bingo: as cartelas serão utilizadas para a apresentação da
pesquisa realizada em casa, selecionando alguns alunos a apresentar por
meio do jogo de bingo. Os modelos de cartelas seguem abaixo e devem ser
confeccionados em quantidades iguais para distribuição conforme o número
de alunos (no caso de 20 alunos, confeccionar 5 de cada modelo, para que os
alunos recebam modelos diferentes). Sugere-se que as cartelas sejam
impressas ou xerocadas. Não há necessidade de uso de papel cartão ou
cartolina, pois cada aluno ficará com a cartela sobre sua mesa.
Cartela 1
Redução no
consumo de água
Redução no
consumo de luz
Reutilização de
materiais
Cuidado com
plantas e
animais
Destino correto
do lixo
Redução no de
consumo de
materiais
Cartela 2
Redução no
consumo de água
Redução no de
consumo de
materiais
Reutilização de
materiais
Redução no
consumo de luz
Destino correto
do lixo
Cuidado com
plantas e
animais
Cartela 3
Redução no
consumo de água
Cuidado com
plantas e
animais
Reutilização de
materiais
Redução no de
consumo de
materiais
Destino correto
do lixo
Redução no
consumo de luz
Cartela 4
Redução no
consumo de
água
Destino correto
do lixo
Reutilização de
materiais
Redução no
consumo de luz
Cuidado com
plantas e
animais
Redução no de
consumo de
materiais
• Peças para sorteio do bingo: confeccione em cartolina, para que fiquem
mais resistentes, os seguintes papéis para sorteio do bingo:
Redução no consumo
de água
Redução no consumo
de luz
Reutilização de
materiais
Cuidado com plantas
e animais
Destino correto do
lixo
Redução no de
consumo de materiais
Recorte as peças e dobre-as, depositando em um recipiente do qual será
feito o sorteio.
5) Objetivos:
• Propiciar o contato com familiares e amigos para a obtenção e
compartilhamento de novos conhecimentos
• Estimular a percepção da importância da natureza
• Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza
6) Procedimento:
A primeira etapa da atividade será a realização de uma pesquisa em casa.
Oriente os alunos a conversarem com familiares e amigos sobre idéias de ações
que ajudam a cuidar da natureza. Após a conversa, os alunos deverão procurar
em jornais e revistas figuras e textos que exemplifiquem as atitudes/ações
pesquisadas. Caso não encontrem todas as ações para recorte, podem
complementar com frases que o próprio aluno irá escrever. Cada aluno irá
registrar sua pesquisa da forma que achar melhor (colagem em cartaz, no próprio
caderno, etc).
Em sala de aula, questione os alunos como foi a realização da pesquisa, se
tiveram dificuldades em encontrar ações que contribuem para cuidar da natureza
ou se foi fácil. Pergunte quem os ajudou, para que compartilhem a experiência do
contato com seus familiares e amigos, estimulando a percepção de que todos
podem se envolver com as ações pesquisadas.
O relato da pesquisa à turma será feito por meio de um jogo de bingo. Distribua
as cartelas (impressas previamente) para os alunos e peça que cada um separe o
material de registro de sua pesquisa e 3 itens de seu material (borracha,
apontador, giz de cera, etc). Aqueles que precisarem, podem emprestar de seus
colegas. Explique que, para marcar uma das casas do bingo, o aluno deve ter
entre sua pesquisa alguma ação que diga respeito ao item “sorteado” (por
exemplo: o aluno que registrou a ação “fechar a torneira ao escovar os dentes”
poderá marcar na cartela do bingo se for sorteado o item “Redução no consumo
de água”). O jogo deve ser conduzido como um bingo tradicional. Para que os
relatos não fiquem extensos, sugere-se não usar a opção “cartela cheia”, apenas
a marcação em linha-horizontal ou coluna-vertical. O aluno que completar o
bingo, deve relatar aos seus colegas quais foram as ações relacionadas aos itens
sorteados que ele pesquisou em casa.
Exemplo de jogo: Informe aos alunos que o primeiro bingo será para quem
completar uma linha. Sorteie uma peça e leia para a turma, por exemplo “Destino
correto do lixo”. Oriente os alunos a verificarem se incluíram no registro de sua
pesquisa alguma ação relacionada a este tema, como separação do lixo reciclável,
entrega de pilhas e baterias em ponto de coleta para materiais tóxicos, separação
de óleo de cozinha para descarte adequado, etc. Aquele aluno que tiver alguma
ação como esta em sua pesquisa, pode marcar a casa correspondente a “Destino
correto do lixo” em sua cartela. Sorteie uma nova peça e proceda com as
orientações da mesma forma. Os alunos que primeiro completarem uma linha
devem compartilhar com toda a turma as ações correspondentes às casas
sorteadas (somente estas, e não todas as ações de sua pesquisa). Após o relato
destes alunos, o jogo inicia novamente.
Durante o relato dos alunos é interessante questionar como algumas ações
ajudam a cuidar da natureza, para que se estabeleça relação de causa e efeito,
como por exemplo: Como a economia de energia elétrica ajuda a cuidar da
natureza? Construir com os alunos o raciocínio de como a energia elétrica chega
em suas casas, qual a sua origem, concluindo que estas fontes de energia
causam impactos ambientais, inclusive as hidrelétricas (alagamento de áreas
naturais, perda de espécies). Ao economizar, evitamos que seja necessário a
construção de novas fontes de energia.
Repita o bingo quantas vezes considerar interessante, levando em conta a
participação dos alunos, a dinâmica da aula e a quantidade de informações
compartilhadas. Ao final, pergunte se mais algum aluno gostaria de compartilhar
informações de sua pesquisa, complementando as já apresentadas.
Conclua a atividade exibindo para a turma o DVD com a animação sobre boas
práticas ambientais e destacando que as pequenas ações cotidianas são
fundamentais para contribuir para cuidar da natureza e deixar o mundo mais
belo.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.

0 comentários:

Postar um comentário



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]