ATIVIDADE: Mudanças climáticas: fatos e evidências
TEMA: Mudanças climáticas
Séries sugeridas: 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental (ciclo de 9 anos)
Número de alunos: até 40 alunos
1) Resumo:
Esta atividade propiciará o conhecimento das teorias científicas sobre a ocorrência
das Mudanças Climáticas, por meio de pesquisa feita pelos alunos, seguida de
discussão na forma de um “julgamento”, no qual um grupo defenderá a teoria de
que o homem é responsável pelas Mudanças Climáticas e o outro grupo
argumentará que este é um processo natural.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, História
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Vídeo Mudanças Climáticas
4) Materiais necessários:
· Materiais de referência sobre Mudanças Climáticas (revistas, jornais,
informações de sites na Internet, livros) trazidos pelos alunos e
disponíveis na própria escola
· Cartolina
· Canetinhas, giz de cera, cola e outros materiais para montagem de
cartazes
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
· Propiciar o conhecimento de informações científicas relacionadas às
Mudanças Climáticas
· Estimular o raciocínio e argumentação sobre fatos científicos
6) Procedimento:
Divida a turma em dois grupos. Oriente os alunos que a atividade funcionará
como o julgamento de um caso em um tribunal, sendo que um grupo defenderá a
teoria de que o homem é responsável pelas Mudanças Climáticas e o outro grupo
argumentará que este é um processo natural. Ambos os grupos deverão
pesquisar fatos e evidências atualmente discutidos sobre as Mudanças Climáticas,
para conhecer as diversas opiniões e reunir aquelas que auxiliam na defesa do
ponto de vista definido para o grupo.
Cada grupo deverá reunir o maior número de referências sobre o assunto
(revistas, jornais, informações de sites na Internet, livros) e trazer para a escola.
Separe também materiais que a escola possui para auxiliar na pesquisa, como o
DVD sobre Mudanças Climáticas do kit da Semana O Boticário de Educação
Ambiental. Em sala de aula, os grupos deverão organizar as informações
pesquisadas e definir no mínimo 2 grandes argumentos que possam defender sua
teoria, para uma apresentação de no máximo 15 minutos. Os grupos deverão
organizar os principais pontos de sua apresentação em cartazes. Seguem alguns
argumentos como referência, para orientar os alunos caso tenham dificuldades
com a pesquisa:
1) argumentos para mudanças climáticas como fenômeno natural:
- A Terra passou por grandes variações naturais de temperatura ao longo de sua
formação, portanto, as Mudanças Climáticas podem ser resultado de
transformações características da própria evolução do planeta;
- As alterações podem ser causadas pelo aumento, ou diminuição, das radiações
solares devido às variações no movimento da Terra em relação ao sol (variação
da energia solar que chega a terra);
- A movimentação das placas tectônicas (alguns centímetros por ano) poderia
provocar um distúrbio na atmosfera, alterando sua composição, bem como os
movimentos de formação de montanhas também poderiam prejudicar a
circulação dos ventos.
2) argumentos para mudanças climáticas como fenômeno causado pelo homem:
- Aumento na concentração de gases causadores do efeito estufa na atmosfera
devido a atividades humanas (queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e
o uso desordenado da terra);
- Análise da temperatura global demonstra que as médias de temperatura dos
últimos anos são as mais altas de toda história, desde que a média mundial
passou a ser computada, em 1880.
Cada grupo deverá definir dois representantes para a defesa de sua teoria.
Organize a turma para o “julgamento”, chamando para a frente da sala os dois
representantes de cada equipe. Informe que cada grupo terá 15 minutos para sua
apresentação principal, com auxílio dos cartazes produzidos. Após as duas
apresentações, cada grupo terá mais 5 minutos para responder alguma questão
que tenha sido colocada pelo grupo “oponente”. Ao final, haverá mais 10 minutos
para perguntas e colocações daqueles que estiverem na platéia, auxiliando na
defesa de seu grupo ou questionando o outro grupo.
Como condutor da discussão, procure selecionar as perguntas para que
contribuam para as argumentações. Ao final, conclua com a turma que a teoria
mais aceita atualmente pelos cientistas é aquela que concilia os argumentos de
ambos os grupos, considerando as Mudanças Climáticas um processo natural que
vem sendo intensificado pelas ações humanas.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.
Séries sugeridas: 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental (ciclo de 9 anos)
Número de alunos: até 40 alunos
1) Resumo:
Esta atividade propiciará o conhecimento das teorias científicas sobre a ocorrência
das Mudanças Climáticas, por meio de pesquisa feita pelos alunos, seguida de
discussão na forma de um “julgamento”, no qual um grupo defenderá a teoria de
que o homem é responsável pelas Mudanças Climáticas e o outro grupo
argumentará que este é um processo natural.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, História
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Vídeo Mudanças Climáticas
4) Materiais necessários:
· Materiais de referência sobre Mudanças Climáticas (revistas, jornais,
informações de sites na Internet, livros) trazidos pelos alunos e
disponíveis na própria escola
· Cartolina
· Canetinhas, giz de cera, cola e outros materiais para montagem de
cartazes
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
· Propiciar o conhecimento de informações científicas relacionadas às
Mudanças Climáticas
· Estimular o raciocínio e argumentação sobre fatos científicos
6) Procedimento:
Divida a turma em dois grupos. Oriente os alunos que a atividade funcionará
como o julgamento de um caso em um tribunal, sendo que um grupo defenderá a
teoria de que o homem é responsável pelas Mudanças Climáticas e o outro grupo
argumentará que este é um processo natural. Ambos os grupos deverão
pesquisar fatos e evidências atualmente discutidos sobre as Mudanças Climáticas,
para conhecer as diversas opiniões e reunir aquelas que auxiliam na defesa do
ponto de vista definido para o grupo.
Cada grupo deverá reunir o maior número de referências sobre o assunto
(revistas, jornais, informações de sites na Internet, livros) e trazer para a escola.
Separe também materiais que a escola possui para auxiliar na pesquisa, como o
DVD sobre Mudanças Climáticas do kit da Semana O Boticário de Educação
Ambiental. Em sala de aula, os grupos deverão organizar as informações
pesquisadas e definir no mínimo 2 grandes argumentos que possam defender sua
teoria, para uma apresentação de no máximo 15 minutos. Os grupos deverão
organizar os principais pontos de sua apresentação em cartazes. Seguem alguns
argumentos como referência, para orientar os alunos caso tenham dificuldades
com a pesquisa:
1) argumentos para mudanças climáticas como fenômeno natural:
- A Terra passou por grandes variações naturais de temperatura ao longo de sua
formação, portanto, as Mudanças Climáticas podem ser resultado de
transformações características da própria evolução do planeta;
- As alterações podem ser causadas pelo aumento, ou diminuição, das radiações
solares devido às variações no movimento da Terra em relação ao sol (variação
da energia solar que chega a terra);
- A movimentação das placas tectônicas (alguns centímetros por ano) poderia
provocar um distúrbio na atmosfera, alterando sua composição, bem como os
movimentos de formação de montanhas também poderiam prejudicar a
circulação dos ventos.
2) argumentos para mudanças climáticas como fenômeno causado pelo homem:
- Aumento na concentração de gases causadores do efeito estufa na atmosfera
devido a atividades humanas (queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e
o uso desordenado da terra);
- Análise da temperatura global demonstra que as médias de temperatura dos
últimos anos são as mais altas de toda história, desde que a média mundial
passou a ser computada, em 1880.
Cada grupo deverá definir dois representantes para a defesa de sua teoria.
Organize a turma para o “julgamento”, chamando para a frente da sala os dois
representantes de cada equipe. Informe que cada grupo terá 15 minutos para sua
apresentação principal, com auxílio dos cartazes produzidos. Após as duas
apresentações, cada grupo terá mais 5 minutos para responder alguma questão
que tenha sido colocada pelo grupo “oponente”. Ao final, haverá mais 10 minutos
para perguntas e colocações daqueles que estiverem na platéia, auxiliando na
defesa de seu grupo ou questionando o outro grupo.
Como condutor da discussão, procure selecionar as perguntas para que
contribuam para as argumentações. Ao final, conclua com a turma que a teoria
mais aceita atualmente pelos cientistas é aquela que concilia os argumentos de
ambos os grupos, considerando as Mudanças Climáticas um processo natural que
vem sendo intensificado pelas ações humanas.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.
Postar um comentário