SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

ATIVIDADE: Presa e predador
TEMA: Relações da natureza
Séries sugeridas: 4ª a 5ª séries do Ensino Fundamental (ciclo de 9 anos)
Número de alunos: 20 a 25 alunos (número ideal)
1) Resumo:
Esta dinâmica possibilitará que os alunos vivenciem o papel de uma presa e um
predador na natureza, utilizando especialmente o sentido da audição. A conversa
após a dinâmica com os alunos possibilitará a compreensão de que ambos (presa
e predador) são importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza. No
fechamento será destacada a importância de cada um também contribuir para a
manutenção do equilíbrio na natureza, com ações cotidianas exibidas na
animação sobre boas práticas ambientais.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Animação boas práticas ambientais
4) Materiais necessários:
· Duas vendas para os olhos
· Dois chocalhos, cada um com um som distinto
· CD com sons da floresta (opcional)
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
· Possibilitar o entendimento da relação de interdependência entre os seres
vivos
· Estimular o uso de outros sentidos além da visão, estabelecendo um
paralelo com a percepção de alguns animais
• Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza
6) Procedimento:
Inicie a atividade formando um círculo com todos os alunos e explicando que
todos ajudarão na simulação de uma floresta. Eles, então, deverão imitar
árvores, pedras, cachoeiras ou rios. Oriente a todos que se posicionem em uma
área central (da sala ou do pátio), para que não fiquem muito dispersos. Com a
floresta montada, escolha duas crianças, que representarão a presa e o predador.
Junto com a turma, defina dois animais brasileiros que são presa e predador (por
exemplo: jacaré/cervo/capivara e onça-pintada, cobra e gavião, sapo e cobra).
Comente que ocorrerá uma caçada à noite nesta floresta, e para tanto, as duas
crianças terão seus olhos vendados e também chocalhos amarrados nas pernas,
cada qual com um som diferente, para que possam determinar a localização uma
da outra através da audição. Para iniciar a dinâmica, peça para que todos façam
silêncio e que colaborem com a segurança dos alunos nos papéis de predador e
presa, para que não ocorram acidentes. Quando o predador encontrar a presa,
selecione outros alunos para representar estes papéis, repetindo a dinâmica.
Para finalizar a atividade, reúna novamente os alunos em círculo e pergunte quais
sentidos eles utilizaram para caçar ou fugir e qual é o sentido mais utilizado pelo
homem. Outra pergunta que deverá ser feita:
· Quem é mais importante: o predador ou a presa?
Converse com os alunos que tanto a presa como o predador são importantes para
a manutenção do equilíbrio na natureza. Eles fazem parte de uma cadeia
alimentar, portanto se algum destes elementos deixar de existir em seu ambiente
natural, a sobrevivência de outras espécies será afetada.
Conclua a atividade destacando que, para que este equilíbrio seja mantido na
natureza, é também fundamental que cada um faça sua parte, com ações em seu
dia-a-dia. Exiba para a turma o DVD com a animação sobre boas práticas
ambientais e converse com os alunos como as ações representadas no vídeo
podem ajudar a cuidar da natureza.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.

0 comentários:

Postar um comentário



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]