ATIVIDADE: Tempo x lenhador
TEMA: Desmatamento
Séries sugeridas: 6ª a 7ª séries do Ensino Fundamental (ciclo de 9 anos)
Número de alunos: não há número máximo para esta atividade
1) Resumo:
Nesta atividade os alunos irão representar uma floresta e, em uma dinâmica, dois
alunos representarão a ação de um “lenhador” e do “tempo”, que tentará
recuperar a área desmatada. Uma discussão com a turma sobre a dinâmica
possibilitará a compreensão de que os impactos dos desmatamentos são mais
rápidos do que a recuperação natural da floresta. No fechamento será destacada
a importância de cada um ajudar a cuidar da natureza, com ações cotidianas
exibidas na animação sobre boas práticas ambientais.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Animação boas práticas ambientais
4) Materiais necessários:
· 2 crachás, um identificando o “tempo” e outro o “lenhador”
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
· Possibilitar o conhecimento das causas e conseqüências do desmatamento
e a relação que existe com o tempo de recuperação de uma floresta
• Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza
6) Procedimento:
Reúna os alunos em um círculo e explique que eles deverão se espalhar pela área
pré-delimitada para a atividade, permanecendo de pé para representar uma
árvore. Selecione dois alunos para representar o “tempo” e o “lenhador”. Explique
que o objetivo do “lenhador” é cortar o máximo de árvores possíveis, enquanto o
“tempo” deve fazer de tudo para recuperar a área que foi desmatada.
Explique as regras da dinâmica: para que o “lenhador” corte uma árvore basta
ele encostar no ombro dos outros alunos. Estes devem então deitar-se no chão,
passando a representar grama. Para que a grama cresça é necessária a ajuda do
“tempo” que, tocando nas “gramas”, fará com que elas cresçam e tomem a forma
de arbusto (posição agachada). Se o “tempo” tocar novamente nos alunos que
estão representando arbustos, estes finalmente se levantarão e voltarão a ser
árvores. Porém se o “lenhador” tocar em um arbusto este voltará a ser grama.
Posicione os alunos que representarão o “tempo” e o “lenhador” em lados
opostos. Após a largada, deixe a dinâmica acontecer, com o “lenhador” e o
“tempo” atuando na floresta, por aproximadamente um minuto. Neste momento
(aos um minuto de atividade) “congele” a situação, pedindo para que os alunos
permaneçam na posição em que estão. Junto com os alunos, conte quantas
árvores e arbustos existem na área.
Após a contagem, peça novamente para os alunos formarem um círculo e levante
as seguintes questões:
· O que ocorreu com a floresta depois que o lenhador apareceu?
· Por que vocês acham que ele estava ganhando do “tempo”?
Os alunos deverão concluir que o “tempo” tem que tocar duas vezes nos
participantes para recuperar a floresta, enquanto o “lenhador” toca apenas uma
vez e transforma tudo em grama.
Comente que o desmatamento é mais rápido do que a recuperação da natureza.
Pergunte aos alunos que ações humanas geram desmatamentos (ex: produção de
móveis, papel, etc) e quais alternativas podem ser adotadas para minimizar os
impactos na natureza, como a economia de materiais (papel, lápis, cuidados com
as carteiras da escola), a compra apenas de móveis que utilizam madeira
certificada, entre outras.
Conclua a atividade destacando que, além das ações mencionadas para diminuir
os desmatamentos, várias outras ações podem ser realizadas no dia-a-dia para
cuidar da natureza. Exiba para a turma o DVD com a animação sobre boas
práticas ambientais e converse com os alunos como as ações representadas no
vídeo podem ajudar a cuidar da natureza.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.
Séries sugeridas: 6ª a 7ª séries do Ensino Fundamental (ciclo de 9 anos)
Número de alunos: não há número máximo para esta atividade
1) Resumo:
Nesta atividade os alunos irão representar uma floresta e, em uma dinâmica, dois
alunos representarão a ação de um “lenhador” e do “tempo”, que tentará
recuperar a área desmatada. Uma discussão com a turma sobre a dinâmica
possibilitará a compreensão de que os impactos dos desmatamentos são mais
rápidos do que a recuperação natural da floresta. No fechamento será destacada
a importância de cada um ajudar a cuidar da natureza, com ações cotidianas
exibidas na animação sobre boas práticas ambientais.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Animação boas práticas ambientais
4) Materiais necessários:
· 2 crachás, um identificando o “tempo” e outro o “lenhador”
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
· Possibilitar o conhecimento das causas e conseqüências do desmatamento
e a relação que existe com o tempo de recuperação de uma floresta
• Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza
6) Procedimento:
Reúna os alunos em um círculo e explique que eles deverão se espalhar pela área
pré-delimitada para a atividade, permanecendo de pé para representar uma
árvore. Selecione dois alunos para representar o “tempo” e o “lenhador”. Explique
que o objetivo do “lenhador” é cortar o máximo de árvores possíveis, enquanto o
“tempo” deve fazer de tudo para recuperar a área que foi desmatada.
Explique as regras da dinâmica: para que o “lenhador” corte uma árvore basta
ele encostar no ombro dos outros alunos. Estes devem então deitar-se no chão,
passando a representar grama. Para que a grama cresça é necessária a ajuda do
“tempo” que, tocando nas “gramas”, fará com que elas cresçam e tomem a forma
de arbusto (posição agachada). Se o “tempo” tocar novamente nos alunos que
estão representando arbustos, estes finalmente se levantarão e voltarão a ser
árvores. Porém se o “lenhador” tocar em um arbusto este voltará a ser grama.
Posicione os alunos que representarão o “tempo” e o “lenhador” em lados
opostos. Após a largada, deixe a dinâmica acontecer, com o “lenhador” e o
“tempo” atuando na floresta, por aproximadamente um minuto. Neste momento
(aos um minuto de atividade) “congele” a situação, pedindo para que os alunos
permaneçam na posição em que estão. Junto com os alunos, conte quantas
árvores e arbustos existem na área.
Após a contagem, peça novamente para os alunos formarem um círculo e levante
as seguintes questões:
· O que ocorreu com a floresta depois que o lenhador apareceu?
· Por que vocês acham que ele estava ganhando do “tempo”?
Os alunos deverão concluir que o “tempo” tem que tocar duas vezes nos
participantes para recuperar a floresta, enquanto o “lenhador” toca apenas uma
vez e transforma tudo em grama.
Comente que o desmatamento é mais rápido do que a recuperação da natureza.
Pergunte aos alunos que ações humanas geram desmatamentos (ex: produção de
móveis, papel, etc) e quais alternativas podem ser adotadas para minimizar os
impactos na natureza, como a economia de materiais (papel, lápis, cuidados com
as carteiras da escola), a compra apenas de móveis que utilizam madeira
certificada, entre outras.
Conclua a atividade destacando que, além das ações mencionadas para diminuir
os desmatamentos, várias outras ações podem ser realizadas no dia-a-dia para
cuidar da natureza. Exiba para a turma o DVD com a animação sobre boas
práticas ambientais e converse com os alunos como as ações representadas no
vídeo podem ajudar a cuidar da natureza.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.
Postar um comentário