SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Curso Educação Ambiental: Escola Sustentáveis e Com-Vida


Estado do Mato Grosso do Sul

Secretaria de Estado de Educação
Escola Estadual Paulo Freire

ACORDO DE CONVIVÊNCIA AMBIENTAL


Definição
O acordo de convivência da Escola Estadual Paulo Freire, é uma proposta de organização escolar para desenvolvimento e acompanhamento de ações de sustentabilidade relacionadas com a Educação Ambiental no ambiente escolar.

Objetivo Geral
Mostrar os principais problemas ambientais globais mais conhecidos, com consequências nas mudanças ambientais. Mostrar que esses fatores são relevantes e preocupantes para o homem contemporâneo, com consequências  já em um futuro próximo  relacionando-os com as atividades humanas do cotidiano, sensibilizando e provocando mudanças de atitudes que possam colaborar para a amenização desses impactos que afetam diretamente o meio ambiente, implantando assim as atividades de controle ambiental e ações de sustentabilidade.

Objetivos Específicos
-organizar a Conferência de Meio Ambiente na Escola;
-desenvolver um projeto de sustentabilidade utilizando pelo menos dois elementos da natureza;
-promover a integração da escola sustentável com a comunidade local;
-sensibilizar os educando a respeito da sustentabilidade na escola e no ambiente familiar;
-prosseguir as atividades de sustentabilidades visando a garantia da preservação e conservação do meio ambiente;
-inserir novas técnicas para a manutenção do meio ambiente limpo e sustentável;
-demonstrar como as ações que ocorrem no local interferem no comportamento global do planeta.

Composição
A Com-vida é composta por estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade que participaram da Conferência de Meio Ambiente na Escola e outros convidados interessados no tema.

Regras para uma boa convivência ambiental

1. Não fale junto com o colega, evite conversas paralelas, pois o professor, como qualquer pessoa, só pode ouvir um de cada vez.

2. Sempre que acabar de comer, guarde os pratos e os copos nos lugares corretos e mantenha o ambiente limpo.

3. Ajude, respeite e confie uns nos outros no ambiente escolar, respeite também os objetos dos colegas.

4. Ao final da aula ajude  na limpeza escolar, jogue lixo no lixo e organize a sala de aula, não se esqueça de desligar as luzes e ventiladores.

5. Cuide da escola como se fosse sua casa, conserve-a limpa e organizada.

6. Durante o recreio respeite a fila do lanche e evite brincadeiras que possam machucar o colega e a si mesmo.

7. Saiba ouvir e atenda as pessoas quando chamado a conservar o ambiente em que vive na escola.

8. Use adequadamente todas as dependências da escola (cantina, banheiros, pátio da escola, etc.), respeitando-as.

9. Conserve e mantenha sempre organizado todo material didático escolar e utilize-o de forma adequada.

10. Mantenha organizada e limpa a sala de aula, não jogue papeis no chão e não danifique o seu mobiliário.

11. Utilize sempre que necessário os tambores de coleta seletiva, separe adequadamente os recicláveis, não recicláveis e orgânicos.

12. Mantenha-se dentro das salas de aula durante a troca de professores com a finalidade de se evitar poluição sonora pelos corredores.





Esse acordo de convivência é reconhecido e apoiado pela direção escolar.

Iguatemi,MS   08 de abril de 2013




___________________________________
                    Direção Escolar




Análise do PPP
Estamos vivendo a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e assim a EE Paulo Freire não pode passar pelo tempo sem fazer a sua hora, essa escola está construindo sua história.Temos um sonho garantido pelo PPP: formar cidadãos capazes de se inquietar, questionar e provocar mudanças diante da situação de vivermos décadas sem nos preocupar com o esgotamento dos recursos naturais, para vivermos de forma sustentável. O grande desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento nos futuros cidadãos e sugerirmos responsabilidades para com outros seres vivos e para com a natureza como um todo. Assim, o projeto pedagógico requer ação efetiva valorizando conhecimentos e experiências, envolvendo-os em discussões, busca de soluções para saber olhar e transformar o espaço além de mobilizar as pessoas e a comunidade em prol do meio ambiente. (By: Raimundo Machado de Araripe)

Inicialmente se faz necessário mobilizar a comunidade escolar para práticas que visam à conservação e limpeza do ambiente escolar. De acordo com os conceitos de um ambiente sustentável essa escola desenvolve no decorrer do ano letivo, o “projeto mãos que ajudam”, que tem como objetivo, pequenas ações como recolher o lixo na sala de aula e no pátio, apagar as luzes, desligar ventiladores, conscientizar os estudantes da necessidade de colaborar na busca de uma escola e consequentemente de um planeta sustentável para as gerações presentes e futuras. ( Por: Joicenir Sovernigo Lopes)

Em seguida, a escola assume a intencionalidade pedagógica de ser referência em sustentabilidade ambiental com o desenvolvimento de um trabalho de conscientização com os estudantes, professores e funcionários, para a seleção e separação da coleta seletiva do lixo reciclável. Se por um lado esta atitude viabiliza e educa para a sustentabilidade, encontra-se dificuldades para a entrega e manuseio do lixo em seu destino final, pois o poder público é negligente para com a coleta na escola e com a destinação, valendo-se de aterros sanitários ao invés de reciclar. ( Por:Paulo Fernando Zorzanello).

.Além disso estudos comprovam que uma aréa urbana bem arborizada, também está relacionada com uma maior expectativa de vida, menor irritabilidade e estresse A falta de árvores faz com que as cidades tenham clima de deserto, isto é, quente e seco durante o dia e frio e seco durante a noite e assim os professores e a estudantes da escola estão se mobilizando no plantio de árvores nativas tanto na área interna como nos arredores. Essa atitude que revitaliza o ambiente,  justifica a importância da conservação através da educação ambiental essencial e urgente dentro do processo educativo. ( Por:Elaine Brandão Casari)

 Dentro do ambiente escolar é fundamental a participação de toda a comunidade escolar para que os projetos aconteçam, de fato. Com vista ao exposto, a sustentabilidade não poderia ficar de fora do que se contempla no PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola Estadual Paulo Freire já caminhando para a concretização e depois colher os resultados. Exemplificando o que foi dito, salientamos a implantação de calhas para captação de águas pluviais em cisternas para posterior uso na escola, com total reaproveitamento deste bem natural, a água. Isso é o comprometimento com a sustentabilidade de forma coletiva. (Por: Joanir Soares da Silva)

 Soma-se a isso que com o aumento da demanda devido ao crescimento populacional, a água tem se tornado um recurso natural cada vez mais escasso. Uma das maneiras viáveis para a minimização do problema é a captação de água das chuvas, onde a água captada pode ser utilizada para fins domésticos e até para o consumo humano, desde que receba o devido tratamento. Com um sistema de captação de águas das chuvas é possível reduzir o consumo de água potável e consequentemente os gastos, assim, um grupo de estudantes e professores das disciplinas de Ciências e Geografia vêm criando um grandioso projeto para captação de águas pluviais, que tem como objetivo propor transformações significativas no uso da água das chuvas para regar hortaliças e no uso da limpeza do prédio e assim fazer a escola de nossos sonhos, a "escola sustentável", aquela que educa para a transformação de sujeitos críticos e transformadores, implantando a educação ambiental de forma articulada, envolvendo os sujeitos da escola, para enfim, dar novo significado de conceito da educação através da educação ambiental. ( Por: Cecília Welter Ledesma).

.Entretanto muitos destes projetos que estão sendo apresentados pela E E Paulo Freire e que estão garantidos no PPP, para tentar fazer de nosso espaço escolar um ambiente mais sustentável, estão encontrando problemas no que diz respeito aos recursos financeiros para a execução dos mesmos, exemplo disso é o projeto sobre a captação de águas pluviais. Com esse projeto sendo colocado em prática muito se iria economizar, pois a água utilizada para os banheiros, para a limpeza e para as plantas viria através das águas captadas, e no entanto necessita-se de um investimento inicial que a escola não disponibiliza, sendo portanto necessário um patrocínio ou fiador. (Por Orlandia Stefanello Perini)

.Ainda resta lembrar que o uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção na cidade, contribuíram para a redução da vegetação original, nas margens dos pequenos riachos que cortam o município, chegando em muitos casos na ausência da mata ciliar. Assim os professores de Ciências da Natureza embasados no que garante o PPP, estão desenvolvendo um projeto cuja finalidade é o de combater o assoreamento desses rios através da conscientização e exemplificação com aulas práticas e teóricas. ( Por: Bruno Ferraz Santana)

Dessa forma, a educação ambiental é muito importante porque prepara o cidadão a se portar perante  ao meio ambiente. Desperta um interesse sobre as questões ambientais e a ter consciência ambiental, isto é, estarmos conscientes de que temos que cuidar do meio ambiente como um bem precioso e frágil. Pois o mundo está chegando num ponto cada vez mais crítico, o aumento do consumo e exploração incontrolável de produtos e recursos naturais do planeta só agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro. Assim, para revertermos essa situação, a EE Paulo Freire garante através do PPP, a educação ambiental para seus estudantes, frisando a sustentabilidade formando cidadãos conscientes para gerações presentes e futuras. ( Por Martiminiano Ramirez Junior)



Marco Zero da Escola







Minha Pegada Ecológica é...
Se todos vivessem como eu, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1 planeta por ano.
Como a minha pegada se compara?
Para sustentar meu estilo de vida, toma-se 1.8 hectares globais da área bioprodutiva do planeta terra.
Diante da situação do planeta e da ignorância dos fatos por parte da maioria da humanidade torna-se cada vez mais urgente ações de conscientização
Pegada Ecológica é o impacto, rastros ou as consequências deixadas pelas atividades humanas (comércio, indústria, agricultura, transportes, consumo) no meio ambiente. Quanto maior a pegada ecológica de uma atividade, mais danos causados no meio ambiente. 



BIOGRAFIA  ECOLÓGICA


Eu me chamo Joicenir Sovernigo Lopes, tenho 43 anos, e todos me chamam de Joice. Nasci no dia 17 de junho de 1969 às 17 horas e 30 minutos na cidade de  Palotina PR sou a filha mais velha dos quatro irmãos. Mamãe me pariu em casa com uma parteira, nasci saudável, porém fui uma criança muito doente até os seis meses de vida.

Moramos pouco tempo no estado do Paraná, em seguida nos mudamos para o Mato Grosso do Sul.

A minha infância foi muito saudável, pude brincar na rua, jogar volei, rolar na terra vermelha, jogar peteca, pé na lata, pular corda, esconde – esconde, andar de bicicleta e muito mais. Minha rua era um verdadeiro parque de diversões. As tecnologias na época eram muito restritas, só tivemos condições de comprar uma televisão preto e branco aos meus 10 anos a qual. Não era mais importante do que brincar pelas ruas com os amigos.

Atualmente moro na cidade de Iguatemi – MS, cujo nome tem; origem indígena que significa “Fonte de Água Pequena” sou Pedagoga e atuo como Professora Gerenciadora da STE e Recursos Midiáticos na Escola Estadual Paulo Freire nos turnos matutino e vespertino. Após iniciar alguns cursos sobre sustentabilidade comecei a me preocupar com o meio ambiente e venho tentando educar minhas filhas nessa linhagem de sustentabilidade com pequenas atitudes do cotidiano, como economizar água, energia, coleta seletiva do lixo , andar a pé ou de bicicleta e etc. Antes dos cursos eu não tinha ideia de como funciona a pegada ecológica, e apesar da minha pegada não ter sido das piores sei que tenho que melhorar muito.




“Semeai a Educação e a Sustentabilidade pois essas são as estradas que levam ao futuro perfeito e eterno”.

Jorge Clésio


Relação entre as perdas ambientais e culturais



Um dos fatores principais é a expansão urbana desordenada nos litorais e também nas matas, principalmente na Floresta Amazônica. Com essa expansão vem junto a construção de estradas e instalações de industrias. Algumas atitudes podem fazer diferença , como elaboração de projetos . As revoltas da natureza que estão acontecendo é como uma guerra, quando o seu lugar é invadido, faz-se qualquer coisa para tomá-lo de volta, é como diz o grande físico Isaac Newton com sua terceira lei, “Toda ação existe uma reação”. Assim é a natureza , pegando o que é dela de volta. Podemos considerar  como moderna a  conscientização social da  destruição do planeta, que passou a ver o consumo como uma ameaça potencial a continuidade da própria vida no planeta. Diante de todas as considerações e trabalhando  na divulgação de uma consciência ecológica, podemos perceber que  alguns desses propagados recursos, como a água, por exemplo, estão em vias de escassez, sem falar na mudança climática do planeta , pois enfrentamos barreiras que nos impedem de avançar.

0 comentários:

Postar um comentário



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]