ATIVIDADE: Prevendo o futuro do Planeta
TEMA: Problemas ambientais e ações para cuidar da natureza
Séries sugeridas: Ensino Médio
Número de alunos: de 10 a 25 alunos
1) Resumo:
A atividade permite que os alunos reflitam sobre o futuro do Planeta, discutindo
se elementos do ambiente natural e urbano aumentarão ou diminuirão com o
passar do tempo. A reflexão dará oportunidade para que exponham suas idéias e
proponham soluções para os problemas que detectarem (como o aumento de
queimadas, a diminuição de empregos, etc.). O objetivo é destacar a importância
de cada um fazer sua parte e contribuir para um futuro melhor, especialmente
ajudando a cuidar da natureza, com ações cotidianas como as exibidas na
animação sobre boas práticas ambientais.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Biologia, Geografia, História
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Animação boas práticas ambientais
4) Materiais necessários:
· 1 cartaz contendo duas colunas com as palavras “menos” e “mais”
· 25 fichas, com nomes de diferentes elementos do ambiente natural e
ambiente urbano (o número de fichas pode ser maior, para participação de
mais alunos)
• Televisão e aparelho de DVD
Preparação dos materiais:
· 25 fichas: as fichas devem ter tamanho que seja legível para todo o grupo
de alunos. Escreva em cada ficha um dos nomes abaixo, ou outros
exemplos de elementos do ambiente natural ou ambiente urbano:
Sugestão de palavras para serem utilizadas nas fichas
Lixo Seca Espécies ameaçadas Poluição atmosférica Violência
Água Desmatamento Parques Carros Liberdade
Estradas Escolas Queimadas Indústrias Energia
Animais Ar puro Casas Poluição dos rios Hospitais
Plantas Alimento Florestas Guerras Emprego
5) Objetivos:
· Possibilitar reflexão sobre problemas ambientais e suas possíveis soluções
• Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza
6) Procedimento:
Peça para os alunos se organizarem em um semicírculo. Coloque o cartaz, com as
colunas “mais” e “menos” no chão, no centro do semicírculo.
Distribua as fichas aleatoriamente, uma para cada aluno. Comente que devem
refletir como será a situação do Planeta no futuro e, sob essa ótica, definir se
teremos “mais” ou “menos” do elemento que têm em mãos.
Depois de um tempo de reflexão, peça para que coloquem suas fichas na coluna
escolhida, ainda sem apresentar seus motivos.
Lembre-se que não há opção “certa” ou “errada”. O que vale é compreender a motivação de cada
escolha. Por exemplo: o aluno que pegou a ficha “água” pode classificá-la na coluna “menos” e
justificar que o consumo excessivo e a poluição da água resultarão em uma quantidade menor de
água limpa no futuro. Por outro lado, ele pode optar por classificar na coluna “mais”, justificando que
no futuro surgirão novas tecnologias para o tratamento da água.
A seguir, leia em voz alta cada coluna completa do painel: “No futuro, nosso
Planeta terá mais...” e “No futuro, nosso Planeta terá menos...”, direcionando a
turma para uma análise conjunta de alguns elementos, questionando a relação
entre eles.
Se no futuro, por exemplo, os alunos previram que o Planeta terá mais estradas e
indústrias, será que é possível ter também mais florestas e animais? Que ações
são necessárias para conciliar alguns destes elementos?
Peça para que os alunos expliquem suas escolhas e abra a discussão para todo o
grupo. Com a discussão coletiva, o grupo pode optar por mudar a palavra de
coluna e, assim, “mudar” o futuro do planeta. O importante é conduzir a atividade
de forma a motivar a turma e estimular os alunos a encontrar alternativas e
soluções otimistas para nosso futuro.
Conclua a atividade reforçando que todos são responsáveis pelo futuro de nosso
Planeta e para isso cada um pode fazer sua parte. Exiba para a turma o DVD com
a animação sobre boas práticas ambientais e converse com os alunos como as
ações representadas no vídeo podem ajudar a cuidar da natureza e
consequentemente possibilitar um futuro melhor.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.
Séries sugeridas: Ensino Médio
Número de alunos: de 10 a 25 alunos
1) Resumo:
A atividade permite que os alunos reflitam sobre o futuro do Planeta, discutindo
se elementos do ambiente natural e urbano aumentarão ou diminuirão com o
passar do tempo. A reflexão dará oportunidade para que exponham suas idéias e
proponham soluções para os problemas que detectarem (como o aumento de
queimadas, a diminuição de empregos, etc.). O objetivo é destacar a importância
de cada um fazer sua parte e contribuir para um futuro melhor, especialmente
ajudando a cuidar da natureza, com ações cotidianas como as exibidas na
animação sobre boas práticas ambientais.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Biologia, Geografia, História
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Animação boas práticas ambientais
4) Materiais necessários:
· 1 cartaz contendo duas colunas com as palavras “menos” e “mais”
· 25 fichas, com nomes de diferentes elementos do ambiente natural e
ambiente urbano (o número de fichas pode ser maior, para participação de
mais alunos)
• Televisão e aparelho de DVD
Preparação dos materiais:
· 25 fichas: as fichas devem ter tamanho que seja legível para todo o grupo
de alunos. Escreva em cada ficha um dos nomes abaixo, ou outros
exemplos de elementos do ambiente natural ou ambiente urbano:
Sugestão de palavras para serem utilizadas nas fichas
Lixo Seca Espécies ameaçadas Poluição atmosférica Violência
Água Desmatamento Parques Carros Liberdade
Estradas Escolas Queimadas Indústrias Energia
Animais Ar puro Casas Poluição dos rios Hospitais
Plantas Alimento Florestas Guerras Emprego
5) Objetivos:
· Possibilitar reflexão sobre problemas ambientais e suas possíveis soluções
• Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza
6) Procedimento:
Peça para os alunos se organizarem em um semicírculo. Coloque o cartaz, com as
colunas “mais” e “menos” no chão, no centro do semicírculo.
Distribua as fichas aleatoriamente, uma para cada aluno. Comente que devem
refletir como será a situação do Planeta no futuro e, sob essa ótica, definir se
teremos “mais” ou “menos” do elemento que têm em mãos.
Depois de um tempo de reflexão, peça para que coloquem suas fichas na coluna
escolhida, ainda sem apresentar seus motivos.
Lembre-se que não há opção “certa” ou “errada”. O que vale é compreender a motivação de cada
escolha. Por exemplo: o aluno que pegou a ficha “água” pode classificá-la na coluna “menos” e
justificar que o consumo excessivo e a poluição da água resultarão em uma quantidade menor de
água limpa no futuro. Por outro lado, ele pode optar por classificar na coluna “mais”, justificando que
no futuro surgirão novas tecnologias para o tratamento da água.
A seguir, leia em voz alta cada coluna completa do painel: “No futuro, nosso
Planeta terá mais...” e “No futuro, nosso Planeta terá menos...”, direcionando a
turma para uma análise conjunta de alguns elementos, questionando a relação
entre eles.
Se no futuro, por exemplo, os alunos previram que o Planeta terá mais estradas e
indústrias, será que é possível ter também mais florestas e animais? Que ações
são necessárias para conciliar alguns destes elementos?
Peça para que os alunos expliquem suas escolhas e abra a discussão para todo o
grupo. Com a discussão coletiva, o grupo pode optar por mudar a palavra de
coluna e, assim, “mudar” o futuro do planeta. O importante é conduzir a atividade
de forma a motivar a turma e estimular os alunos a encontrar alternativas e
soluções otimistas para nosso futuro.
Conclua a atividade reforçando que todos são responsáveis pelo futuro de nosso
Planeta e para isso cada um pode fazer sua parte. Exiba para a turma o DVD com
a animação sobre boas práticas ambientais e converse com os alunos como as
ações representadas no vídeo podem ajudar a cuidar da natureza e
consequentemente possibilitar um futuro melhor.
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.
Postar um comentário