ATIVIDADE: Panorama das mudanças climáticas no mundo
TEMA: Mudanças climáticas
Séries sugeridas: Ensino Médio
Número de alunos: não há número máximo para esta atividade
1) Resumo:
Nesta atividades a turma será dividida em grupos e deverá pesquisar informações
sobre os 6 países maiores emissores de gases do efeito estufa. A pesquisa inclui o
conhecimento sobre as fontes de emissões e especialmente a definição de
alternativas para reduzir as emissões de cada país. Ao final a turma discutirá em
especial as alternativas pesquisadas para o Brasil.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Biologia, Geografia
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Vídeo Mudanças Climáticas
4) Materiais necessários:
· Materiais de referência sobre Mudanças Climáticas (revistas, jornais,
informações de sites na Internet, livros) disponíveis na própria escola
· Livros de Geografia, Atlas, Guias de viagem e outros materiais sobre os
países que serão pesquisados
· Informações complementares sobre o Protocolo de Quioto - anexo
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
· Possibilitar a compreensão de conceitos relacionados às Mudanças
Climáticas
· Estimular o conhecimento de informações de outros países e a importância
de ações locais para obtenção de resultados globais
6) Procedimento:
Divida a turma em 6 grupos. Informe aos alunos que assistirão um vídeo sobre
Mudanças Climáticas, que será base para a atividade que desenvolverão e,
portanto, devem estar atentos aos conceitos apresentados. Peça para que
anotem, durante a exibição, quais países são os maiores emissores mundiais de
gases do efeito estufa.
Após a exibição do vídeo, peça para cada grupo escolher um dos países (China,
EUA, Rússia, Japão, Brasil, Índia) indicados no vídeo como maiores emissores de
gases do efeito estufa. Antes de orientar a realização de pesquisa pelos grupos,
pergunte aos alunos se já ouviram falar sobre o Protocolo de Quioto, qual foi o
objetivo de sua criação e como ele é aplicado. Se necessário, utilize as
informações do anexo desta atividade para embasar a discussão. Em seguida,
informe que cada grupo deverá pesquisar as seguintes informações sobre o país
que escolheu:
- este país assinou/ratificou o Protocolo de Quioto?
- possui meta para emissão de reduções? Qual é este meta?
- como se caracteriza a economia deste país?
- as emissões deste país são principalmente por “processos industriais” ou pela
“mudança de uso da terra”?
- considerando as principais fontes de emissão de gases de efeito estufa deste
país, que alternativas seu grupo propõe para a redução de emissões?
A apresentação da pesquisa pelos grupos deverá ser feita em forma de debate,
simulando uma reunião envolvendo representantes dos 6 países. Cada país
deverá apresentar as alternativas que definiu para redução de emissões e, em
conjunto, os países devem aprovar ou não as soluções apresentadas,
considerando sua viabilidade de execução. Ao final, ao menos uma alternativa de
redução deve ser aprovada para cada país, sendo definidos acordos entre todos
para sua execução (inclusive negociação para pagamento pelos países
desenvolvidos, se necessário).
Ao final, discutir com os alunos apenas as alternativas propostas para o Brasil,
sua viabilidade e o que é necessário para que sejam executadas (exemplo:
cobrança de novas políticas públicas, consumidores selecionando produtos e
serviços que geram menos emissões e impactos, etc).
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.
Séries sugeridas: Ensino Médio
Número de alunos: não há número máximo para esta atividade
1) Resumo:
Nesta atividades a turma será dividida em grupos e deverá pesquisar informações
sobre os 6 países maiores emissores de gases do efeito estufa. A pesquisa inclui o
conhecimento sobre as fontes de emissões e especialmente a definição de
alternativas para reduzir as emissões de cada país. Ao final a turma discutirá em
especial as alternativas pesquisadas para o Brasil.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Biologia, Geografia
3) Relação com o kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental:
Vídeo Mudanças Climáticas
4) Materiais necessários:
· Materiais de referência sobre Mudanças Climáticas (revistas, jornais,
informações de sites na Internet, livros) disponíveis na própria escola
· Livros de Geografia, Atlas, Guias de viagem e outros materiais sobre os
países que serão pesquisados
· Informações complementares sobre o Protocolo de Quioto - anexo
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
· Possibilitar a compreensão de conceitos relacionados às Mudanças
Climáticas
· Estimular o conhecimento de informações de outros países e a importância
de ações locais para obtenção de resultados globais
6) Procedimento:
Divida a turma em 6 grupos. Informe aos alunos que assistirão um vídeo sobre
Mudanças Climáticas, que será base para a atividade que desenvolverão e,
portanto, devem estar atentos aos conceitos apresentados. Peça para que
anotem, durante a exibição, quais países são os maiores emissores mundiais de
gases do efeito estufa.
Após a exibição do vídeo, peça para cada grupo escolher um dos países (China,
EUA, Rússia, Japão, Brasil, Índia) indicados no vídeo como maiores emissores de
gases do efeito estufa. Antes de orientar a realização de pesquisa pelos grupos,
pergunte aos alunos se já ouviram falar sobre o Protocolo de Quioto, qual foi o
objetivo de sua criação e como ele é aplicado. Se necessário, utilize as
informações do anexo desta atividade para embasar a discussão. Em seguida,
informe que cada grupo deverá pesquisar as seguintes informações sobre o país
que escolheu:
- este país assinou/ratificou o Protocolo de Quioto?
- possui meta para emissão de reduções? Qual é este meta?
- como se caracteriza a economia deste país?
- as emissões deste país são principalmente por “processos industriais” ou pela
“mudança de uso da terra”?
- considerando as principais fontes de emissão de gases de efeito estufa deste
país, que alternativas seu grupo propõe para a redução de emissões?
A apresentação da pesquisa pelos grupos deverá ser feita em forma de debate,
simulando uma reunião envolvendo representantes dos 6 países. Cada país
deverá apresentar as alternativas que definiu para redução de emissões e, em
conjunto, os países devem aprovar ou não as soluções apresentadas,
considerando sua viabilidade de execução. Ao final, ao menos uma alternativa de
redução deve ser aprovada para cada país, sendo definidos acordos entre todos
para sua execução (inclusive negociação para pagamento pelos países
desenvolvidos, se necessário).
Ao final, discutir com os alunos apenas as alternativas propostas para o Brasil,
sua viabilidade e o que é necessário para que sejam executadas (exemplo:
cobrança de novas políticas públicas, consumidores selecionando produtos e
serviços que geram menos emissões e impactos, etc).
Esta ficha de atividade é parte componente do kit da Semana O Boticário de Educação Ambiental.
Seu uso e reprodução é autorizado para fins educativos, mediante citação da autoria.
Postar um comentário