SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

BARROCO FLAMENGO

A região sul dos Países Baixos, chamada Flandres na época, e mais tarde Bélgica, permaneceu católica depois da Reforma, o que deu aos artistas grande incentivo para produzir pinturas religiosas. A história da pintura barroca flamenga é na verdade a história de Sir Peter Paul Rubens (1577-1640).

Rubens teve uma vida sofisticada, que o levou às cortes da Europa como pintor e como diplomata. Era um pintor mais europeu que regional, que trabalhou para os governantes de Itália, França, Espanha e Inglaterra, além de Flandres. Seu estilo sintetiza os estilos e os conceitos do sul e do norte. Rubens tinha uma formação clássica e era sociável, bonito, vigoroso e viajado. Falava fluentemente seis idiomas e tinha uma energia inextinguível. Alguém que visitou seu estúdio relata que viu o mestre pintando enquanto ouvia uma leitura de Ovídio em latim, mantinha uma conversação culta e ditava uma carta - tudo ao mesmo tempo. Um mecenas disse que "Rubens tem tantos talentos que seu conhecimento de pintura pode ser considerado o menor deles ". Produziu mais de dois mil quadros , tanto quanto Picasso. Vivia sobrecarregado de encomendas, que o tornaram rico . Seu estúdio foi comparado a uma fábrica, onde Rubens fazia pequenos esboços em cores, em óleo, ou delineava uma obra em tamanho definitivo, que seus assistentes pintavam (foi assim que van Dyck começou) e ele dava os toques finais.

Rubens é mais conhecido por seus nus cheios, sensuais. Teve dois casamentos felizes. Ambas correspondiam ao ideal de beleza feminina que ele pintou tantas vezes; carnudas, rechonchudas, sorridentes, com cabelos dourados e pele luminosa. Qualquer que fôsse o tema, suas composições eram sempre baseadas em figuras humanas volumosas , arredondadas, geralmente em movimento. Enquanto a maioria de pintores, filiados ao estilo clássico, trabalhava a partir de modelos em gesso ou de esculturas antigas, Rubens preferia os modelos vivos.

0 comentários:

Postar um comentário



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]