SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Projeto - O Nome da Minha Escola



Mas por que Marcílio Augusto Pinto? Quem foi Marcílio Augusto Pinto? Oriundo de Itu – SP, nascido em 26/05/1888, estudou na capital paulista, onde trabalhou em farmácias e laboratórios para formar-se em Farmácia , após alguns anos transferiu-se para o Rio de janeiro, onde também exerceu sua profissão. Em 1925, resolveu conhecer o estado de Mato Grosso, onde acabou permanecendo, primeiro na cidade de Ponta Porá, onde trabalhou em uma farmácia. Porém 1927 veio morar na Vila sacarão, primeiro nome de Iguatemi, lugar este, bem como em toda região, que não contava com a presença e serviços de médicos, enfermeiros ou hospitais. Marcílio era farmacêutico, e apesar de ser prático, dispunha de grande conhecimento no ramo da medicina, graças às suas habilidades salvou a vida de muitas pessoas, mesmo não dispondo de recursos, tornando-se assim uma pessoa muito conhecida, admirada e procurada, devido a seus grandes feitos. Em 1969, já idoso e semi-paralisado por um derrame, foi morar em Sanga Puitã, para ali em troca do uso de suas credencias de farmacêutico receber tratamento, infelizmente veio a falecer em 24/05/1970. Em Iguatemi, além de farmacêutico também foi: Juiz de Paz e Secretario da Prefeitura Municipal em 1965. Conhecendo a história de vida deste homem, que lutou para ajudar os outros por meio de seus conhecimentos adquiridos através dos estudos e prática, numa vida de doação, nos sentimos muito honrados em saber que esta escola recebeu seu nome, numa forma mais que justa de homenageá-lo.

A Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto foi criada em 1978, através do Decreto nº1288, teve a Autorização de funcionamento de funcionamento do ensino de 1º grau e de 2º grau e validação de estudos através da Deliberação CEE nº 519, de 23 de junho de 1983. Tendo como objetivo atender a necessidade de mais vagas para o Ensino Fundamental e a necessidade de um ensino de segundo grau profissionalizante, o Normal, devido a escassez de profissionais na área do Magistério.

Inaugurada, no Governo de José Garcia Neto. Em 1978, nomeada por este mesmo Governo, a Senhora Sueli Terezinha Granemann de Souza, tornou-se a primeira Diretora desta Unidade, tendo como Vice Diretor o Senhor Vilson Granemann dos Passos e como Secretário o Senhor José Antonio Fiel da Silva.

Desde a sua criação já atendia o pré-escolar, sala especial, 1ª à 8ª séries do Ensino Fundamental e 2º grau – com habilitação em “Formação para o Magistério de 1º grau – de 1ª à 4ª séries”, sendo que este último foi extinto no ano de 2001, e passou-se a oferecer o Ensino Médio. Sua educação escolar atualmente compõe-se de: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico Integrado, Normal Médio e a EJA.

ALUNOS : 8º A Mat.

PROFESSORA :Joicenir Sovernigo Lopes



0 comentários:

Postar um comentário



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]