SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

CHORINHO BRASILEIRO

Certa noite,

ao entrar no meu

gabinete, vi,

num mapa-múndi

que tenho na parede,

o nosso Brasil chorar:

O que houve,

meu Brasil

brasileiro? _

perguntei-lhe!

E ele, espreguiçando-se

em seu berço esplêndido,

esparramado e verdejante

sobre a América do Sul,

respondeu chorando, com

suas lágrimas amazônicas:


Estou sofrendo.

Vejam o que estão

fazendo comigo...

Antes, os meus bosques

tinham mais flores

e meus seios mais

amores.

Meu povo era heróico

e os seus brados

retumbantes.

O sol da liberdade

era mais fúlgido

E brilhava no céu

a todo instante.

Onde anda a liberdade,

onde estão os

braços fortes?


Eu era a Pátria amada,

idolatrada.

Havia paz no futuro

e glórias no passado.

Nenhum filho meu

fugia à luta.

Eu era a terra adorada

e dos filhos deste solo

era a mãe gentil.

E era gigante pela

própria natureza

que hoje devastam

e queimam,

sem nenhum homem

de coragem que às

margens plácidas de

algum riachinho

tenha a coragem

de gritar mais alto

para libertar-me

desses novos tiranos

que ousam roubar

o verde louro

de minha flâmula.


E não suportando

as chorosas

queixas do Brasil,

saí de casa

e fui para o jardim.

Era noite e pude ver

a imagem do Cruzeiro

que resplandece no

lábaro que

o nosso país ostenta

estrelado.

Pensei...conseguiremos

Salvar esse país sem

braços fortes?

Pensei mais...

quem nos

devolverá a grandeza

que a Pátria nos traz?

Voltei ao gabinete

mas encontrei

o mapa silencioso e

mudo,como uma criança

dormindo em seu

berço esplêndido.


Lá fora, nas ruas e

praças, já estão sendo

feitos os preparativos

para os comícios.

Quem salvará o Brasil?

Perguntei a mim mesmo

como se tivesse

a resposta...

Eu? Tu? Ele? Nós?

Vós? Eles?

Ninguém isoladamente,

certamente.

Talvez quem sabe,

numa nova conjugação?


Por favor, muito

cuidado ao votar.

Esteja bastante

consciente de sua escolha,

coloque acima de

qualquer interesse

o amor por esta Pátria

que precisa deixar de

ser um país do futuro

para ser

a nossa realidade de hoje.

0 comentários:

Postar um comentário



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]