SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.


Curso "Introdução à Educação Digital"









Segunda-feira, Maio 16

UNIDADE 1


Atividade 1.1 - Elaborando um TextoAtividade 1.1 - Elaborando um TextoOrientações Didáticas1. No momento 1.1 fazer leitura do texto: Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre escola, a tecnologia e a sociedade, da Profª. Edla Ramos.2. Após a leitura e discussão elaborar um texto em dupla no editor de texto (mínimo de 5 linhas e máximo de 10 digitadas). Considerando os seguintes aspetos:
  • Quem usa o laboratório? O que os alunos fazem no laboratório? Os alunos gostam de trabalhar com os computadores?

  • Foi ou não criada uma disciplina de informática na escola?

  • Que mudanças a chegada do laboratório trouxe para essa escola em geral? 3. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-1_1elaboradotexto_seunome.
4. Postar na Biblioteca em material aluno tema: Ativ1-elaborando texto subtema: "elaboração de texto"Atividade 1.2 - Reflexão com VídeoAtividade 1.2 - Reflexão com VídeoOrientações Didáticas1. Assistir alguns vídeos que estão disponíveis na Internet.2. Após ter acesso ao site do YouTube, você deve localizar cada um dos títulos dos vídeos a seguir e assisti-los:
  • Criança – a alma do negócio

  • Viciado em world of warcraft:

  • Fases da Revolução Industrial:

  • O impacto da tecnologia da informação na vida social

  • Ladislau Dowbor – Educação e tecnologia


  • 3. Após assistir os vídeos sugeridos acima ESCOLHA um que considera importante.
4. Faça um breve relato sobre o mesmo evidenciando sua importância e seu conteúdo e poste no FÓRUM: Ativ 1.2 - Reflexão com VídeoAtividade 1.3 - Projeto Integrado de AprendizagemAtividade 1.3 - Projeto Integrado de AprendizagemOrientações Didáticas1. Formar grupo de máximo 04 cursista e escolher o tema do Projeto do Grupo.2. Após ter escolhido o tema acessar Biblioteca Material Professor e salvar o arquivo Roteiro de proposta de Projeto3. O grupo deverá preencher o roteiro e postar na Biblioteca Material Aluno tema Projeto Integrado de Aprendizagem subtema: Roteiro da proposta de projeto dessa forma ativ-1_3_roteirodapropostadeprojeto_nomedogrupo .4. Só um cursista do grupo posta o arquivo com os nomes dos integrantes do grupo.Ativ 1.4 - Participação em fórum de discussão on-line: publicando e navegandoAtiv 1.4 - Participação em fórum de discussão on-line: publicando e navegandoOrientações DidáticasPara realizar este Fórum entre na Biblioteca Material Aluno Projeto Integrado de Aprendizagem e analise uma proposta de Projeto de outro grupo e comente aspectos que considera importante nessa proposta.Atividade 1.5 - Comprando um computadorAtividade 1.5 - Comprando um computadorApós analisar os anúncios apresentados no ambiente sobre notebook. Com base nessas informações, qual notebook você escolheria para comprar? Qual computador apresenta a melhor configuração de processador, memória e armazenamento (disco rígido)?Atividade Final - Diário de BordoAtividade FinalOrientações DidáticasVocê fez diversas atividades (navegou na Internet, assistiu a vídeos, respondeu a questionários e participou de discussões virtuais) que lhe ajudaram a formar uma ideia do que é possível fazer com ele; para isso familiarizou-se com o mouse e o teclado, utilizou os recursos básicos da digitação de um texto. Nas próximas unidades você irá conhecer mais e melhor todos estes recursos.Você deu a largada para o mundo da informática! Como se sente agora? Apesar de dúvidas e dificuldades, falta de destreza na leitura das telas e no uso do mouse, “no nome das coisas” você avançou! Que tal pensar no que isso significa no momento e no que significará no futuro?Reflita sobre tudo que estudou nesta unidade e faça um breve relato sobre tudo que vivenciou nesta unidade e poste no Diário de Bordo assim: acesse interação - diário de bordo - nova anotação- digite seu texto - incluir.UNIDADE 2Atividade 2.1 - Aprendendo a navegar na InternetAtividade 2.1 - Aprendendo a navegar na InternetOrientações DidáticasPara realizar esta atividade reflita as seguintes perguntas:1. Você já havia acessado o Portal do professor?2. Para os que não haviam acessado, qual foi a sua impressão ao acessá-lo?3. Para os que já acessaram, já utilizaram algum recurso disponível?Faça sua contribuição e poste no FÓRUM Ativ 2.1- Aprendendo a navegar na InternetAtividade 2.2 - Ainda NavegandoAtividade 2.2 - Ainda NavegandoOrientações DidáticasDos sites sugeridos, escolha um que você poderá usar em atividades futuras, comentado sua importância e conteúdos.Faça sua contribuição e poste no FÓRUM Ativ 2.2- Ainda NavegandoAtividade 2.3 - Endereços na WEBAtividade 2.3 - Endereços na WEBOrientações Didáticas1. Após navegar nos vários sites sugeridos pesquise em site de busca, duas imagens com o tema: Dia das mães2. Salve o arquivo dessa forma ativ-2_3_imagens_seunome3. Poste o arquivo na Biblioteca em Material do aluno tema: ativ 2.3 - endereço da WEB subtema: Pesquisa de Imagens.endereço da WEBAtividade 2.4 - Sabendo aonde irAtividade 2.4 - Sabendo aonde irOrientações didáticasDiante das dicas apresentadas ao longo da unidade 2, cite endereços sites que poderão contribuir para enriquecer ainda mais a proposta de projeto apresentado na unidade 1Poste no FÓRUM Ativ 2.4- Sabendo aonde irAtividade Final - Diário de BordoAtividade Final - Diário de BordoOrientações DidáticasAo final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, sentimentos, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Depois decida qual destas reflexões você quer compartilhar.Para isso acesse Interação - Diário de Bordo - Nova anotação e poste sua reflexão - incluirUNIDADE 3Atividade 3.1 - Visitando os BlogsAtividade 3.1 - Visitando os BlogsOrientações DidáticasApós visitar os blogs indicados reflita os questionamentos:O que achou desse Blog?O que te chamou atenção durante a sua navegação nesse Blog?E poste sua contribuição no FÓRUM ativ 3.1 - Visitando os BlogsAtividade 3.2 - Analisando endereços da WEBAtividade 3.2 - Analisando endereços da WEBOrientações DidáticasApós analisar os vários endereços dos links da relação "melhor Blog feito por uma escola/turma o que você observa de comum entre estes vários endereços?Poste sua contribuição no FÓRUM ativ 3.2 – Analisando endereços da webAtividade 3.3 e 3.4 - Projeto e PostagemAtividade 3.3 e 3.4 - Projeto e PostagemApós criação do blog do seu grupo poste o endereço do mesmo no Fórum 3.3 e 3.4 – Projeto e Postagem, para que seus colegas de turma conheçam o blog de seu grupo.Atividade 3.5 - Navegando entre blogsAtividade 3.5 - Navegando entre blogsOrientações DidáticasApós visitar os blogs de seus colegas, entre no FÓRUM ativ 3.5 e deixe seu comentário sobre o que lhe chamou mais atenção.Atividade Final - Diário de BordoAtividade Final - Diário de BordoOrientações DidáticasAo final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, descobertas, dificuldades, avanços e os desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Inclua também suas dúvidas, indagações, aquelas dicas que não podem ser esquecidas, as ideias para buscas futuras.Faça sua reflexão e poste no Diário de Bordo dessa forma: Interação - Diário de Bordo - nova anotação - digite sua reflexão – IncluirUNIDADE 4

Ativ 4.1 - Refletindo sobre leitura e escrita digital

Para realizar a ativ 4.1 siga as orientações abaixo:

Com relação ao papel da leitura e da escrita na escola, reflita em conjunto e registre:

  • A escolha de um aspecto que você considera como um ganho na leitura e escrita.
  • Agora, a escolha de um aspecto que você considera como uma perda nesse processo.
  • O que fazer para que tal perda possa vir a ser minimizada?
  • O que fazer para potencializar tal ganho?

De acordo com as questões acima elabore sua CONTRIBUIÇÃO responde as perguntas e poste no Fórum "Refletindo sobre leitura e escrita digital"

OBS. O texto produzido por você deverá conter cinco linhas digitas no mínimo.

Ativ 4.2 - Registrando o projeto Integrado de Aprendizagem

Para realizar a ATIV 4.2 siga as orientações abaixo:

Nesta atividade em GRUPO, deverão fazer estruturar do Projeto já postado na unidade 1 de acordo com o que se pede:

Capa

Apresentação do projeto

Desenvolvimento/resultados

Referências

Para realizar de forma correta sigas as instruções do Módulo Conteúdo.

Após estruturar seu Projeto salve como ativ4.2_registrandooprojetointegrado_nome do grupo e somente um integrante do grupo posta na Biblioteca material aluno Tema Registrando o Projeto Integrado de Aprendizagem.

Para ficar completa essa atividade Acesse seu BLOG e poste esse registro também no BLOG do grupo.

Ativ 4.3, 4.4 e 4.5-Salvando, inserindo imagens e experimentando o editor

Para realizar essa ATIV 4.3, 4.4 e 4.5 siga as orientações abaixo:

  • Com o texto A importância das Tecnologias na Educação aberto Entre na Internet e Busque uma imagem referente ao texto E insere ao mesmo Salve o documento no formato .pdf
  • Enviar para biblioteca material do aluno tema: ativ 4.3, 4.4 e 4.5 Salvando, inserindo imagens e experimentando o editor de texto.

Ativ 4.6 e 4.7 - Experimentando e navegando pelo editor Writer

Para realizar essa ATIV 4.6 e 4.7 siga as orientações abaixo:

Para realizar essa atividade você deve relatar sua experiência ao experimentar a barra de ferramenta do editor de texto e fazer um tour pelo menu principal do editor Writer do Broffice.

Depois responder as seguintes questões:

  • Qual a funcionalidade do ícone de um pincel na barra de ferramenta ?

No editor de texto Writer, por meio da ferramenta Pincel de Estilo, pode-se aplicar a formatação de um trecho do texto a outro trecho. A única forma de conferir a mesma formatação a vários trechos do texto é selecionando o texto com a formatação desejada e clicar o botão Pincel de Estilo, repetindo essa operação, necessariamente, antes de se aplicar o estilo a cada um dos vários trechos do texto.

  • Como foi fazer o tour pelo menu principal do editor Write do Broffice?
  • O que achou de importante durante essa experiência?

Após responder as perguntas elabore sua contribuição e acesse o FÓRUM " Ativ 4.6 e 4.7 - Experimentando e navegando pelo editor de texto Writer.

Obs. Não esqueça que sua contribuição tem que ter 05 linhas digitadas no mínimo.

Atividade Final - Diário de Bordo

Atividade Final

Orientações Didáticas

Afinal de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital.

Então reflita sobre tudo que estudou nesta unidade e faça um breve relato sobre tudo que vivenciou nesta unidade e poste no Diário de Bordo assim: acesse interação - diário de bordo - nova anotação- digite seu texto - incluir.

UNIDADE 5

Ativ 5.1 - O computador vai substituir o professor?

Para realizar a ativ 5.1 siga as orientações abaixo:

Acesse o Conteúdo do Módulo e faça a leitura do texto: "O computador vai substituir o professor?"

Após a leitura do texto

Escolha uma PALAVRA que sintetize a idéia central do texto lido, dizendo o por que escolheu a mesma.

  • Acesse o FÓRUM " O computador vai substituir o professor"
  • Faça sua contribuição de forma clara e sucinta.

OBS. Não se esqueça que sua contribuição tem que ter 05 linhas digitadas no mínimo.

Ativ 5.2 - Projeto Integrado de Aprendizagem

Para realizar ativ 5.2, divida em duas etapas;

1ª ETAPA - você é convidado a fazer uma reflexão, respondendo:

Nas nossas atuais práticas pedagógicas, estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar? Elaborar sua contribuição individualmente Acessar o Fórum Projeto Integrado de Aprendizagem e postar sua contribuição.

2ª ETAPA: EM Grupo:

Escolher um integrante do grupo para fazer uma síntese das postagens dos colegas do grupo e postar no BLOG ( essa síntese tem que ter 15 linhas no mínimo.

Ativ 5.3 - Pesquisando na Wikipédia (1)

Para realizar a ATIV 5.3 siga as orientações abaixo

Pesquise na Wikipédia conceitos relevantes para seu Projeto Integrado de Aprendizagem.

Essa é uma atividade tem duas etapas:

1ª ETAPA: Individual

  • Cada integrante do GRUPO terá que pesquisar na Wikipédia conceitos relevantes para seu Projeto Integrado
  • Escolher uma link que mais se adéqua ao Projeto e fazer um breve relato sobre o mesmo.

2ª ETAPA: Em Grupo

  • Escolher um integrante para fazer uma síntese dos relatos e postar no BLOG, juntamente com todos os links.

Combine como vai ser a comunicação entre vocês do Grupo

Ativ 5.4 - Pesquisando na Wikipédia(02)

Para realizar ativ 5.4 siga as orientações abaixo:

  • Siga as instruções do módulo conteúdo
  • Após buscar o vocábulo Holocausto na Wikipédia
  • Verificar tudo o que se pede no módulo conteúdo
  • Responda a seguinte pergunta: Ficou mais claro como esta enciclopédia foi construída?

Acesse o FÓRUM " Pesquisando na Wikipédia"

Faça sua contribuição clara e sucinta.

OBS. Não se esqueça que sua contribuição tem que ter 05 linhas digitadas no mínimo.

Ativ 5.5 - Discutindo a Wikipédia

Para realizar a ativ 5.5 sigas as orientações abaixo;

Esta atividade tem duas etapas:

1ª ETAPA: Em GRUPO:

Discuta e decidam se vocês vão permitir ou não o uso da Wikipédia como fonte de consultas para seus alunos. Após a discussão escolha um coordenador do grupo e o mesmo terá que fazer uma síntese da discussão ( a síntese tem que ter 20 linhas digitadas no mínimo) Postar no BLOG e no FÓRUM " Discuntindo sobre a Wikipédia" em nome do grupo.

2ª ETAPA: Individual

Após a postagem do grupo feita somente por um participante, Cada integrante deverá comentar a contribuição de outro grupo Comente pelo menos duas.

Obs. sua contribuição deverá ter 05 linhas digitadas no mínimo.

Ativ 5.6 Analisando a Wikipédia

Após seguir as orientações do Módulo Conteúdo:

  • Descreva como você imagina que deva ter sido a dinâmica do professor com seu grupo na construção deste conteúdo.
  • Acesse o FÓRUM " Analisando a Wikipédia"
  • Faça sua contribuição de forma clara e sucinta, não vale copiar os exemplos de dinâmicas citadas no Módulo conteúdo

Obs. Sua contribuição deverá ter 05 linhas digitadas no mínimo.

Ativ 5.7 - publicando vídeo no BLOG

Para realizar a ativ 5.7 siga as orientações abaixo:

  • Com seu grupo
  • Pesquise no site http://www.youtube.com/ vídeos referente ao Projeto Integrado
  • Escolha um vídeo e escreva uma breve síntese desse vídeo
  • poste a síntese ( síntese deverá ter no mínimo 10 linhas digitadas) e o vídeo escolhido no BLOG

Atividade Final - Diário de Bordo

Atividade Final

Orientações Didáticas

Afinal de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital.

Então reflita sobre tudo que estudou nesta unidade e faça um breve relato sobre tudo que vivenciou nesta unidade e poste no Diário de Bordo assim: acesse interação - diário de bordo - nova anotação- digite seu texto - incluir.

UNIDADE 6

6.1 e 6.4 - Experimentando o chat do eproinfo

Para realizar a ATIV 6.1 e 6.4 sigas as instruções abaixo:

  • Acesse Interação - Bate papo
  • O seu usuário vai aparecer e sala também - Clique em ENTRAR
  • Na caixa do Bate papo você poderá falar com todos ou individualmente clicando em cima do nome da pessoa que deseja falar
  • no campo mensagem digite sua MENSAGEM E clique na caixa ENVIAR
  • Para sair clique na caixa SAIR

Essa atividade será realizada no Encontro Presencial

Ativ 6.2 - Enviando email

Para realizar a ATIV 6.2 siga as orientações abaixo:

  • Entre em seu email
  • Assunto: Ativ 6.2 - Enviando um email
  • Anexar o projeto de seu grupo
  • Escrever uma mensagem para seu tutor
  • O email do tutor é joicelopes_17@hotmail.com

Essa atividade é individual.

Ativ 6.3 - Experimentando enviar email em grupo

Para realizar ATIV 6.3 siga as orientações abaixo:

  • Pesquise links com conteúdos educativos (no mínimo 03)
  • Entre em seu email e mande uma mensagem para os colegas de grupo e o tutor usando a opção Cc do seu email
  • Envie também o mesmo email para seu tutor e os colegas de seu grupo usando opção Cco

lembrando que a opção Cc fica expostos todos os contatos e a opção Cco não exposto.

Ativ 6.5 Experimentando o Fórum de Discussão

Para realizar a ATIV 6.5 siga as orientações abaixo:

Nessa atividade você é convidado(a) a fazer uma reflexão sobre as questões abaixo:

  • Quais os benefícios e as limitações da utilização de um fórum de discussão no processo de ensino-aprendizagem?
  • Qual o papel do professor nessa atividade de construção coletiva do conhecimento?
  • Quais as formas de mediação que um professor/tutor pode realizar em um fórum de discussão?

Quais as possibilidades/formas de avaliação da participação dos alunos em um fórum de discussão?

Após fazer sua reflexão, faça um breve texto respondendo as questões acima e poste sua contribuição no FÓRUM " Experimentando o Fórum de Discussão"

OBS. Não se esqueça sua Contribuição deverá ter 05 linhas digitadas no mínimo.

Ativ Debate sobre o projeto integrado de Aprendizagem

Para realizar a ATIV 6.6 siga as orientações abaixo: Após estudar sobre a ferramenta Fórum, responda a seguinte pergunta;

  • Como você poderá usar a ferramenta Fórum pedagogicamente?

Faça sua contribuição de forma clara e sucinta e acesse o FÓRUM " Debate sobre o Projeto Integrado de Aprendizagem"

Obs.Não esqueça que sua contribuição deverá ter 05 linhas no mínimo.

Atividade Final

Atividade Final

Orientações Didáticas

Afinal de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital.

Então: acesse interação - diário de bordo - nova anotação- digite seu texto - incluir.

Obs. Sua reflexão deverá ter no mínimo 05 linhas digitadas.

UNIDADE 7

Ativ 7.1 - Reconhecendo boas apresentações digitais

Para realizar a atividade 7.1 - Reconhecendo boas apresentações digitais sigas as orientações abaixo:

Atividade em GRUPO: Um participante do grupo deverá postar o slide escolhido.

Entre no site http://www.slideshare.net/

Em search digite o tema do seu Projeto

Escolha um slideshare ----

Ao abrir clique em embed para gerar o código..

Então copia e cole no Blog.

Ativ 7.2 - Planejamento de sua apresentação

Para realizar essa atividade 7.2 – Planejamento de sua apresentação siga as orientações abaixo:

Em Grupo:

Elabore uma apresentação de slides usando software Broffice ou Power point do Projeto realizado ao longo do curso.

Na apresentação deve conter: identificação(nome do projeto e nomes dos participantes do grupo, série/disciplinas,quatindade de alunos envolvidos, nome da escola que foi realizado),Problemática do Projeto, objetivos,conteúdos,metodologia(resumo),recursos utilizados,avaliação, resultados,divulgação e referências.

Podem usar a criatividade usando imagens.

Depois de elaborado postar na biblioteca material aluno tema Planejamento de apresentação - subtema apresentação dessa forma: ativ72_nomedoprojeto por um único participante.

OBS. : Essa apresentação deverá ser apresentada no último Encontro presencial.

Ativ 7.3 -7.4 e 7.6 - Criando a sua apresentação e inserindo imagens

Para realizar a atividade 7.3 - Criando a sua apresentação sigas as orientações abaixo:

Essa atividade será feita individualmente.

Vai ser criado um apresentação com o tema: Festa Junina

Essa atividade vai ser feita no encontro presencial.

Depois de elaborar a apresentação será postada na biblioteca material do aluno tema: Criando a sua apresentação subtema: apresentação dessa forma: ativi73_seunome

Ativ 7.5 - Publicando sua apresentação

Para realizar a atividade 7.5 - Publicando sua apresentação sigas as orientações abaixo:

Atividade em GRUPO: Um único se cadastra e posta no Blog.

E hora de publicar sua apresentação no slideshare sigas as orientações do módulo conteúdo página 12

Depois de acessar o site http://www.slideshare.net/

Clique em Or sign up for a new account. Preencha a telas que aparecem até que tenha o usermane e login você receberá via email a confirmação.

CLique no link que veio no email e clique em upload e ai na caixa procura a sua apresentação.Depois de fazer o upload cliqeu em save imagens e espera abrir.

Para copiar o código selecione em EMBED e cole o endereço no Blog.

Para publicar sua apresentação

Atividade final - diário de bordo Para realizar a atividade final - Diário de bordo sigas as orientações abaixo:

Orientações Didáticas

Ao final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, sentimentos, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Depois decida quais destas reflexões você quer compartilhar.

Para isso acesse Interação - Diário de Bordo - Nova anotação e poste sua reflexão – incluir

UNIDADE 8

Ativ 8.1 - 8.2 e 8.6 - Experimentando o Calc e usando operadores lógicos

Para realizar a atividade 8.1 - 8.2 e 8.6 - Experimentando o Calc e usando operadores lógicos sigas as orientações abaixo:

Atividade Individual

Vamos elaborar uma planilha de notas de alunos.

Essa atividade será feita no Encontro presencial.

Depois de elaborada deverá postar na Biblioteca material do aluno tema: Experimentando o Calc e subtema: Planilha o arquivo deverá ser salvo dessa forma: Ativ8-1_seunome

ativ 8.3 e 8.4 - Ampliando a experimentação com a planilha Calc

realizar a atividade 8.3 - Ampliando a experimentação com a planilha Calc sigas as orientações abaixo:

Seguindo as orientações do módulo pg 11:

Elaborar uma planilha de orçamento para compra de materiais de uma escola(com pelo menos 05 itens) nesta sequência: material, preço unitário, quantidade, total e valor total.


Na planilha você deverá calcular o valor gasto com cada item e em seguida calcular o valor total.


Depois inserir o gráfico dessa planilha assim ir inserir gráfico e escolher o modelo e salvar.


Postar o arquivo na biblioteca material do aluno tema: Ampliando a experimentação com o Calc subtema: planilha, o arquivo deve ser salvo dessa forma: ativ8-3_seunome.

ativ 8.5 - Uso pedagógico da Planilha Calc na escola

Para realizar a atividade 8.5 - Uso pedagógico da Planilha Calc na escola sigas as orientações abaixo:

Depois de trabalhar com a elaboração de planilhas você é convidado fazer essa reflexão:

Como essa ferramenta pode ser usada na sua escola,tanto na gestão dos processos administrativos, quanto no cotidiano pedagógico?


Entre no FÓRUM: Ativ 8.5 - Uso Pedagógico da Planilha Calc na escola e deixe sua contribuição.Não esqueça que seu texto deverá ter no mínimo 05 linhas digitadas no editor de texto com fonte tamanho 12.

Atividade Final

Para realizar a atividade final - Diário de bordo sigas as orientações abaixo:

Orientações Didáticas

Ao final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, sentimentos, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Depois decida quais destas reflexões você quer compartilhar.

Para isso acesse Interação - Diário de Bordo - Nova anotação e poste sua reflexão - incluir





  • Qual o papel do professor nessa atividade de construção coletiva do conhecimento?




  • Quais as formas de mediação que um professor/tutor pode realizar em um fórum de discussão?




Quais as possibilidades/formas de avaliação da participação dos alunos em um fórum de discussão?





Após fazer sua reflexão, faça um breve texto respondendo as questões acima e poste sua contribuição no FÓRUM " Experimentando o Fórum de Discussão"





OBS. Não se esqueça sua Contribuição deverá ter 05 linhas digitadas no mínimo.









Ativ Debate sobre o projeto integrado de Aprendizagem





Para realizar a ATIV 6.6 siga as orientações abaixo: Após estudar sobre a ferramenta Fórum, responda a seguinte pergunta;










0 comentários:

Postar um comentário



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]