SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

A Escola Estadual Paulo Freire- Iguatemi MS, foi escolhida em 1º lugar do estado como a escola REFERÊNCIA EM GESTÃO e está entre as seis melhores do Brasil. Tenho muito orgulho em fazer parte do grupo docente da mesma.

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

CONSCIÊNCIA NEGRA, CONSCIÊNCIA DEVERIA TER COR?

PROFESSORA: Joicenir Sovernigo Lopes.

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...”

Gilberto Freyre, Casa Grande e

Senzala

Iguatemi – MS

ANO: 2010

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: CONSCIÊNCIA DEVERIA TER COR?

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

Tema: Consciência deveria ter cor?

Tempo de execução: um mês – novembro de 2010.

Culminância: Dia 20 de novembro – dia nacional da consciência negra.

Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo Artes e Produções Interativas.

1.1. BLOCO TEMÁTICO:

História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa

cultura que adquirimos por influência africana?

Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da nossa sociedade?

Educação, ética e etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade.

1.2. CONTEÚDO FOCO:

O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana. Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.); estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.

1.3. PÚBLICO A QUE SE DESTINA:

Este projeto se destina a todo corpo discente do ensino fundamental e médio.

2. PROBLEMA:

Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro.

No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?

3. JUSTIFICATIVA:

Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

4. OBJETIVOS:

• Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;

• Entender e valorizar a identidade da criança negra;

• Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;

• Desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;

• Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

5. DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:

• Livro:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática, 2007;

• Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e Otávio Roth, 2003;

• Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;

• Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton Nascimento;

• Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade que tratam sobre o tema;

• Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas do sul”;

• Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços” fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de negro”.

• Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;

• Produção em artes com sucatas;

• Assistir e participar de uma apresentação de capoeira .

Atividades:

Hora da história: leitura e análise de alguns artigos do livro “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e “Menina bonita do laço de fita”;

• Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações pedagógicas para uma amostra cultural;

• Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;

•Danças afro-brasileira, teatro (preconceito) fantoche (história da consciência negra);

• Concurso da “Beleza Negra MAP” (desfile das meninas e meninos negros da escola).

6. FECHAMENTO DO PROJETO:

6.1. RESULTADOS ESPERADOS:

• Apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres etc.;

• Desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos;

• Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas. No final, sempre com a orientação do professor, os alunos deverão organizar os conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades, com desenhos,esquemas, confecções e etc. E durante essas atividades várias atitudes e valores éticos e humanos podem ser trabalhados para a consolidação do conteúdo foco. Montaremos uma exposição com os materiais coletados e produzidos pelas crianças em conjunto com o professor para que sejam apresentados no Dia Nacional da Consciência Negra.

7. AVALIAÇÃO:

A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem essa expectativa.O projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser, sem constrangimentos nem equívocos. Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.

9. REFERÊNCIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA :

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico– Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.

MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática, 2007.

Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e 2005.

ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo- SP, 2004. @





PROJETO NATAL ECOLÓGICO

MAP/2010

IDENTIFICAÇÃO

Denominação do Projeto:

Natal Ecológico

Órgão Coordenador e Órgão executor

E.E. Marcílio Augusto Pinto

Elaboração:

Direção,Coordenação Pedagógica

Local: E.E. Marcílio Augusto Pinto

Período de realização do Projeto:

Agosto à Novembro de 2010

Responsáveis pela execução:Professoras de Artes: Joicenir Sovernigo Lopes, Jaqueciane, Léa Baptista e Lecy Alves Velozo

Público Alvo:

Toda comunidade escolar

JUSTIFICATIVA

Justificamos a elaboração do Natal Ecológico, considerando que um dos maiores problemas da sociedade moderna é o que fazer com o lixo. Milhares de toneladas de lixo, são lançadas diariamente no meio ambiente, sem a devida seleção. Considerando o aumento e a intensidade da industrialização e suas implicações na produção e origem do lixo podemos afirmar que o lixo é inesgotável e os problemas gerados por ele ao meio ambiente são irreversíveis se nada fizermos para contê-lo.

Se faz necessário uma grande campanha de conscientização da população a respeito de seleção do lixo, para que milhões de reais e milhares de empregos deixem de ser literalmente jogados no lixo.

O lixo pode deixar de ser um problema para se tornar um grande aliado na obtenção de renda e no resgate da dignidade para as classes desfavorecidas e discriminadas, através a reciclagem.

Dos aterros sanitários sobrevivem muitas famílias que disputam entre si, os materiais que são vendidos pelo mínimo, como latinhas de refrigerante, garrafas PET, papel, papelão, etc. Essas pessoas, inclusive crianças, trabalham sem a mínima proteção, arriscando sua saúde e até mesmo suas vidas.

Estima-se que o Brasil, perca por ano R$ 5 bilhões de reais (USP), no mínimo, ao não reaproveitar o lixo que produz.

Reciclar é um investimento rentável, conta com o apoio da opinião pública, aumenta a atividade econômica, gera empregos, diminui a violência, melhora a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

OBJETIVO GERAL
  • Implementar a cultura de educação sócio-ambiental;
  • Estimular a realização de atitudes voltadas à preservação do meio ambiente;
  • Reduzir o lixo produzido;
  • Reaproveitar tudo o que for possível.


OBJETIVOS ESPECÍFICO

O objetivo fundamental do projeto foi retirar da natureza um produto que é extremamente difícil de decompor e transformar o mesmo em artefato capaz de substituir qualquer enfeite de Natal”,que culminará na abertura do Festival Estudantil de Música Gospel “Luzes e Vozes”.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

1ª Fase

· Apresentação e divulgação do Projeto Natal Ecológico aos professores ;

· Apresentação e divulgação aos educandos;

2ª Fase

· Coleta do material reciclável (garrafas pet);

· Corte das garrafas;

· Queima das peças individuais;

· Montagem de cada peça individualmente (guirlandas, anjos, velas,personagens do presépio e árvore de natal).

3ª Fase

· Montagem do cenário de natal com todas as peças confeccionadas.

RECURSOS HUMANOS

Os recursos humanos envolvidos neste Projeto são:

· Direção;

· Coordenação Pedagógica;

· Professores da STE;

· Professores de Artes.

Outros recursos

· Garrafas pet;

· Tintas;

· Tesouras;

· Arames;

· Soldadores;

· Outros.

AVALIAÇÃO

A avaliação deste Projeto será feita:

  • Através da motivação dos educandos
  • Através da reflexão sobre o mesmo



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]