SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE,QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA,NÃO APRENDO NEM ENSINO.
(Paulo Freire)

Videoteca Digital Educacional

Pesquisar este blog


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

TÍTULO: EDUCAÇÃO COM AMOR INDEPENDENTE DA COR

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta do indígena ou do negro...”

Gilberto Freyre,Casa Grande e Senzala




PROFESSORA RESPONSÁVEL:
Joicenir Sovernigo Lopes
Email: joicelopes_17@hotmail.com
EQUIPE DE APOIO:
Coordenação pedagógica:

Elza Coutinho Monzani

Email: elzamonzani@gmail.com

Blog: http://elzamonzani.blogspot.com/

PROFESSOR DA STE:

Udson Rodrigues

Email: udsonbio@gmail.com

Blog:

DIREÇÃO:
Valcir Ferreira da Silva

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema : Educação com amor independente da cor
Tempo de execução: Um mês – novembro de 2009
Culminância: Dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
Área de conhecimento: Artes

SÉRIE A QUE SE DESTINA:
4º, 6º , 7° Anos e 4ª Fase da EJA do Ensino Fundamental.
vespertino e noturno.

JUSTIFICATIVA:
Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência Negra , dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

OBJETIVOS:
*Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
*Entender e valorizar a identidade da criança negra;
*Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
*Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
*Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento do projeto será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local,estabelecendo o problema e a proposta de atividade para cada classe. O tema será desenvolvido na sala de aula, na STE e na quadra esportiva por meio de atividades para a sua exploração, sistematização, apresentação e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar , observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos. Para tanto vamos utilizar:
*Ilustrações dos trabalhos de Cândido Portinari – “Menina com tranças e laços” na STE;
*Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas do sul” na sala de aula e na STE;
*Estar em contatos com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;
*Produções artísticas (releituras no papel panamá);

ATIVIDADES:
*Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações pedagógicas para uma amostra cultural;
*Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem – com fotos de revistas que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro.
*Apresentação de capoeira;
*Apresentação de uma dança afro;
*Apresentação de uma peça de teatro com o tema preconceito;
*Entrevista com pessoas negras;
*Diálogo sobre o dia nacional da consciência negra.

RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS:
*Computadores;
*Data show;
*Internet;
*Toca cd ;
*Vídeos;
*Câmera digital.

RESULTADOS ESPERADOS:

Apropriação de diversos saberes ,além da conscientização sobre temas relevantes ;
Desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos;
Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas.
No final, sempre com a orientação do professor, os alunos deverão organizar os conhecimentos que adquiriram , fazendo registros de suas atividades, com desenhos, esquemas confecções e etc.
Montaremos uma exposição com as telas produzidas pelos alunos e as demais apresentações.

AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo , de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades no decorrer do projeto.

Projeto baseado no projeto da professora Gisele Gelmi – Vera Cruz SP
http://www.veracruz.sp.gov.br/consciencia%20negra.pdf

0 comentários:

Postar um comentário



[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]